
O Megatrem Florestal da Manos Implementos foi desenvolvido em parceria com empresa australiana, tem 57 metros de comprimento e 60 pneus
A Manos Implementos, fabricante de Santa Catarina dedicada ao segmento florestal, desenvolveu o Megatrem. Implemento direcionado ao transporte de madeira bruta. Portanto, para operar no segmento off-road. O modelo chama a atenção por suas impressionantes capacidades. Nesse sentido, foi dimensionado para transportar 80 t de carga em cada semirreboque. Assim, totaliza uma carga líquida de 240 t.
✅️ Para se ter uma ideia, o Megatrem Florestal da Manos Implementos desenvolvido em parceria com a empresa australiana, tem 57 metros de comprimento e 60 pneus ?
A introdução do Megatrem pela Manos na operação florestal brasileira marca uma nova era para o transporte de cargas pesadas na América do Sul. Este avanço, além de redefinir as capacidades de carga de toras, destaca a solidez do Ciclo de Atendimento Manos, um método capaz de gerenciar a inovação aberta com excelência.
Neste projeto em especial, viabiliza o desenvolvimento em conjunto com a implementadora australiana Kennedy Trailers, conhecida por suas configurações robustas de “Road Trains” que suportam de 120 a 500 toneladas e trafegam em rodovias especiais, chamadas “Road Train Network” na Austrália desde o ano de 1986.
O novo Megatrem Florestal tem uma configuração genuinamente preparada para o trajeto off-road, da floresta à indústria. Não se trata de um implemento adaptado de um modelo rodoviário, mas sim de um implemento específico, que entrega uma solução dedicada à alta capacidade de carga.
As impressionantes mais de 240 toneladas de carga líquida total que o conjunto Megatrem transporta em cada viagem são acomodadas em duas pilhas de madeira, que podem variar entre toras de 7,5m e 8m em cada composição.

Essa capacidade de carga é distribuída nas caixas frontais e traseiras, otimizadas devido ao desenho curvo do chassi e ao sistema de suspensão super rebaixado, gerando assim um centro de gravidade mais baixo ao implemento em relação ao solo, maximizando a aderência e a estabilidade do caminhão, evitando derrapagem em subidas e aumentando o poder de arrancada em todo tipo de terreno.
Fabricado todo em chassi heavy-duty, o Megatrem Manos & Kennedy conta com três composições e dois dollys de três eixos, que entregam uma operação mais simples, segura e econômica.

Utilizando tecnologia avançada de engate e sistema de freios estacionários, permite o desacoplamento carregado, sem riscos operacionais.
Além das novas soluções desenvolvidas em parceria com a Kennedy Trailers, a Manos Implementos, como faz em toda a sua linha do portfólio, realiza a transferência de tecnologias entre seus modelos de implementos para continuamente elevar o padrão de design e funcionalidade a cada projeto.
No Megatrem estão presentes os conceitos dos super rebaixados, como o Super Bitrem Manos, mantendo o princípio de gerar sustentabilidade e eficiência operacional.
Fazendo o comparativo em relação à configuração do Hexatrem, houve uma redução de: um chassi, três eixos, doze pneus, um kit de freios e três quinta-rodas. Além do sistema de acoplamento, citado anteriormente, o Megatrem possui um sistema de quinta-roda com quadro direcional (rala), que elimina 100% do atrito entre pino-rei e mesa de apoio; ou seja, reduz necessidade de lubrificação e de ajuste de folga. Isso representa facilidade e economia com manutenção.
Composições de grande porte reduzem o volume de caminhões circulando, otimizando custos operacionais e de manutenção; princípios que estão em consonância com o ESG, pois minimizam riscos de acidentes, promovem a redução na emissão de gás carbônico e o menor consumo de combustível; ou seja, apoiam a responsabilidade social, além da sustentabilidade ambiental e econômica.
A Manos Implementos continua seu propósito de abrir as portas para o futuro da logística para todo o transporte florestal, consolidando parcerias e explorando novas tecnologias para atender e exceder as expectativas de um mercado em constante evolução. A iniciativa Megatrem ilustra claramente o potencial da colaboração global e do pensamento inovador no setor de transportes pesados.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Temporada 25/26 de exportação de suco de laranja começa em queda; envios aos EUA e Europa se igualam
De acordo com dados da Comex Stat, o volume de suco embarcado totalizou 199,7 mil toneladas em equivalente concentrado.
Fazendeiro mata criminoso ao reagir a assalto e salva esposa e funcionário rendidos em fazenda
A ação ocorreu em Ribeirão Cascalheira, quando dois homens armados invadiram a propriedade rural para roubar equipamentos agrícolas; Fazendeiro mata criminoso e o outro fugiu para a mata.
Preços dos ovos encerram 1ª quinzena estáveis
A intensa valorização do início do mês, impulsionada pela maior procura pela proteína, perdeu um pouco de força nos últimos dias.
Continue Reading Preços dos ovos encerram 1ª quinzena estáveis
Apesar de gripe aviária, exportação de frango pode bater novo recorde
A quantidade de carne de frango exportada em setembro foi a maior em 11 meses, e, nesta parcial de outubro, o ritmo diário de embarques está 9,6% superior ao de setembro/25.
Continue Reading Apesar de gripe aviária, exportação de frango pode bater novo recorde
Dia da Agricultura: há 50 anos, uma decisão da Embrapa mudou o Brasil
Como a pesquisa científica transformou o Cerrado em referência mundial de produtividade e sustentabilidade; No Dia da Agricultura, o Cerrado celebra 50 anos de ciência e produtividade sustentável
Continue Reading Dia da Agricultura: há 50 anos, uma decisão da Embrapa mudou o Brasil
Boi gordo bate R$ 324/@ com frigoríficos atuando de forma mais “agressiva” nas compras
Escalas curtas, consumo interno em alta e disputa entre indústrias impulsionam preços do boi gordo em praças importantes do país; veja a cotação da arroba e o que esperar