Conheça um alimento fantástico para o gado!

Conheça um alimento fantástico para o gado!

PARTILHAR
gado-cruzado-angus-nelore-no-cocho
Foto: Fazenda Tres Muchachas / Reprodução Instagram

A cevada úmida é um alimento que pode ser fornecido como complemento de um volumoso, ou substituto de parte do suplemento concentrado. Aprenda como usar!

O resíduo de cervejaria ou cevada, é um alimento fantástico para poder dar aos animais de corte ou leite. É muito utilizado pelo segundo grupo, o leite, e é com esse intuito que trazemos uma pergunta, que veio através do facebook, para elucidar algumas dúvidas de forma mais abrangente.

“Cevada ajuda aumentar a produção de leite, pois estou fornecendo ao meu gado leiteiro e não houve qualquer alteração no volume ordenhado?”João Vitor Ladeira, via Facebook

O resíduo úmido de cervejarias, também conhecido como cevada úmida, polpa úmida de cervejaria ou bagaço de cevada, é um subproduto da fabricação de cervejas.

De baixo teor de matéria seca, rico em proteínas e fibras, mas pobre em açúcares e amido, trata-se de um alimento que pode ser fornecido como complemento de um volumoso, ou substituto de parte do suplemento concentrado.

Não se recomenda seu uso exclusivo, pois pode comprometer a produção de leite, devido à baixa ingestão de matéria seca e, por conseguinte, de nutrientes, principalmente de energia.

Para vacas em lactação, forneça de 20% a 30% da matéria seca total da dieta, quantidade que varia de acordo com o volume de leite produzido pelo animal e com a época do ano. Em geral, os produtores fornecem de 12 a 20 quilos por vaca ao dia de cevada úmida.

Na alimentação de bezerras, indica-se o fornecimento da cevada úmida somente a partir de seis meses de idade, quando o rúmen já se encontra completamente desenvolvido.

Para animais em recria e vacas secas, inclua o subproduto da cerveja em até 30% a 40% da matéria seca total da dieta. Por apresentar fácil deterioração, deve ser adequadamente armazenado e conservado, aliás consumido o quanto antes.

Consultor: Fernando César Ferraz Lopes, analista da Embrapa Gado de Leite. Rua Eugênio do Nascimento, 610. Dom Bosco, Juiz de Fora (MG). CEP: 36038-330, Tel: (32) 3311-7400. www.embrapa.br/fale-conosco

Compre Rural com informações do Globo Rural

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com