Conheça um dos maiores pepinos do mundo e veja a receita

Conheça um dos maiores pepinos do mundo e veja a receita

PARTILHAR
pepino-gigante-capa
Pepino gigante cultivado por Francisco Netto Lourenço, de Cascavel, Foto: Divulgação.

Após plantar uma abóbora de 272 quilos, empresário de cascavel cultiva pepino de 40 kg. Próximo passo é colher feijão

O paranaense Francisco Netto Lourenço, de Cascavel, colheu, na última semana, um dos maiores e mais pesados pepinos do mundo. A pedido da Gazeta do Povo, ele conferiu as medidas: 41 quilos e 73 centímetros.

Em 2013, um pepino semelhante foi colhido no Maranhão com o mesmo peso e mais de um metro de comprimento.

No Livro dos Recordes Guiness, o pepino mais pesado do mundo tem ‘apenas’ 13 kg e foi cultivado na Inglaterra. Já o mais comprido tem 107 cm e também saiu das terras do país bretão. Mas entrar no Livro dos Recordes não é o objetivo do cascavelense.

“Nem sei como chegar até lá. Planto por prazer”, diz.

Essa não é a primeira vez que Lourenço faz uma façanha desse tamanho. No ano passado, ele colheu uma abóbora 272 quilos. “Esse ano deu ‘só’ 200 kg”, afirma o empresário que tem como hobbie plantar vegetais gigantes.

bf5bcc68-598a-4b6d-9af9-5bce52e80050
Beringelas de 2kg cultivadas pelo empresário/agricultor. Fonte: Gazeta do Povo

Lourenço tem uma loja de material de construção e é agricultor nas horas vagas, e também já cultivou chuchu de 2,5 kg e berinjela de 2kg. “Tenho um sítio e vou plantando. Para o ano que vem vou preparar feijão”, antecipa.

Netto Lourenço não sabe ainda o que vai fazer com o pepino gigante. “Tem alguns mercados pedindo para expor. Acho que pode aguentar uns dois meses ou mais [antes de estragar]. Mas esse pepino pode servir para fazer doces caramelizados, com cravo, canela e açúcar”, reflete.

Receita

Para cultivar um pepino gigante, o agricultor/empresário tomou algumas medidas. Ele abriu uma cova de um metro. Quanto aos ‘ingredientes’, ele dá a receita:

“Coloquei esterco de galinha, bagaço de cana, húmus de minhoca e torta de mamona. Misturei bem e como estava bem curtido deixei por seis meses. Sinceramente não esperava que ia ser tão grande”.

Com Informações do Gazeta do Povo

-- conteúdo relacionado --

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com