Curso traz pecuária lucrativa com papo de produtor pra produtor

PARTILHAR
Curso traz pecuária lucrativa com papo de produtor pra produtor - victor darido
Foto: Divulgação

Pecuarista traz curso com abordagem completa de como intensificar a engorda de bovinos com o objetivo de aumentar a lucratividade ajustando o manejo e focando nos detalhes

Você já deve ter percebido que o mundo mudou. O Brasil tem uma grande responsabilidade pela frente, produzir boa parte do alimento que será consumido pelos mais de 7,8 bilhões de pessoas que habitam o planeta. E não basta produzir, precisamos fazê-lo com sustentabilidade, palavra tão usada quando o assunto é agropecuária. Foi pensando neste novo mundo que o pecuarista da Fazenda Água Preta em Pindamonhangaba (SP), Victor Darido, reuniu suas experiências e bons resultados para produzir o curso Pecuária Lucrativa – Aliada ao bem-estar animal.

O bem-estar animal é uma realidade cada vez mais presente na pecuária de corte brasileira. Situações de estresse para o animal de produção impactam diretamente no bem-estar e na produtividade, com redução na produção de carne. Avaliar as práticas de manejo em uma fazenda é uma atitude importante para garantir qualidade de vida ao animal e ainda evitar prejuízos.

Utilizando-se destas técnicas, Victor, melhorou o desempenho dos animais engordados na fazenda. “Nós enfrentávamos um desafio com o manejo. Como trabalhamos com recria e engorda, muitos bezerros vinham reativos demais de outras fazendas, dificultando consumo adequado de suplemento proteico e, consequentemente, trazendo problemas de baixa imunidade, acarretando, inclusive, no óbito de alguns animais”, relatou Darido.

Bem-estar animal reflete no desempenho de boiada confinada

  • Reportagem especial do Giro do Boi sobre o trabalho de Victor Darido:

Terminação intensiva a pasto (TIP)

Fruto desse trabalho, Victor registrou recentemente o embarque de uma boiada jovem para o frigorífico. Os animais chamaram atenção pela era, sendo terminados com 16 a 18 meses de idade na TIP, a terminação intensiva a pasto, e também pela docilidade. “Esse é o resultado do nosso confinamento. Como sempre, muito bem-estar animal, não é num lote só, […] esse é o resultado de uma trabalho sério, focado em bem-estar animal e hoje a gente colhe os frutos disso” destacou o produtor.

Boiada bate recorde e ganha mais de 1,3 kg/dia a pasto na recria

Um dos lotes que passou recentemente pela recria na fazenda registrou 1,340 kg de GMD na recria intensiva a pasto. Conforme detalhou Darido, o lote recebeu suplemento proteico energético. Porém, para o pecuarista o capim foi o grande diferencial para o desempenho da recria intensiva a pasto, já que o gado não chegou a atingir nem o consumo ideal da suplementação.

“Eu sou super a favor da suplementação, bato em cima dessa tecla. Sou a favor da intensificação. Mas fica aí uma ressalva: o pasto sempre vai ser a base”, analisou. “Então, vamos corrigir solo, respeitar a curva de crescimento do capim para produzir um boi precoce, mas com eficiência econômica”, concluiu.

Dentre os tópicos que serão abordados no curso pecuária lucrativa – aliada ao bem-estar animal, estão:

  • Porquê implementar um manejo racional na fazenda?
  • Reposição: Critérios na escolha dos animais
  • Dia-a-dia: manejo do gado no pasto
  • Manejo no curral: Paciência é a chave pro sucesso
  • Recria intensiva – Fundamentos e passo a passso
  • Engorda intensiva – Fundamentos e passo a passso
  • Devo vender direto para o frigorífico?
  • Os três gargalos da Pecuária intensiva
  • Os dois V’s para contratação da mão de obra

“Aposto que você já está cansado dessas promessas de escritório, com receitas milagrosas, né? Fique tranquilo, não será mais um curso querendo ensinar nenhuma mágica! É um bate papo, onde te passo a minha vivência na Pecuária, com todos os processos que venho lapidando ao longo do tempo pra melhorar a minha produtividade e agora vou compartilhar com você também.” – finaliza o pecuarista.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com