Disponível: Sorgo com alta produtividade e tolerância

PARTILHAR

A cultivar é tolerante às principais doenças da cultura do sorgo, resistente ao acamamento, sem tanino, tem boa uniformidade de maturação, boa altura e grão de cor vermelha.

Um novo híbrido de sorgo granífero desenvolvido pela Embrapa está em oferta pública para licenciamento por produtores de sementes.

O BRS 3318 possui alta produtividade de grãos. Foi testado nos últimos cinco anos em ensaios nacionais, ficando sempre entre os cinco melhores materiais em comparação com híbridos experimentais de empresas privadas. A cultivar é tolerante às principais doenças da cultura do sorgo, resistente ao acamamento, sem tanino, tem boa uniformidade de maturação, boa altura e grão de cor vermelha.

Cícero Beserra de Menezes, pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), destaca diferenciais do BRS 3318. “O novo híbrido tem elevado potencial produtivo de grãos, portanto é recomendado para áreas de alta tecnologia. Além disso, apresenta tolerância a nematoides Pratylenchus brachyurus, com fator de reprodução abaixo de 1. E é tolerante ao alumínio no solo, com bom desempenho em áreas de Cerrado”.

O BRS 3318 é um híbrido simples recomendado para as regiões do Centro-Oeste e Sudeste. A cultivar apresenta uniformidade, ciclo superprecoce, estabilidade de cultivo e tolerância à seca.

A alta produtividade faz dessa cultivar de sorgo uma alternativa importante para o produtor, especialmente para plantio na safrinha, contribuindo para a oferta sustentável de grãos para a agroindústria de rações.

O edital, publicado no Portal da Embrapa, comunica a abertura de processo seletivo exclusivamente para produtores de sementes de sorgo inscritos no Renasem, com finalidade de celebrar contrato de parceria para validação do sistema de produção de sementes e validação do desempenho agrícola, bem como contrato de licenciamento para produção e comercialização de sementes da cultivar de sorgo granífero BRS 3318.

Serão selecionados até dois produtores de sementes que manifestarem interesse, por correio eletrônico, em conformidade com o previsto no comunicado de seleção.

Para participar, os produtores devem enviar mensagem única (e-mail) ao endereço eletrônico sin.eca@embrapa.br , até as 18:00 horas do dia 22 de janeiro de 2021. O edital, com todas as informações, pode ser consultado no Portal Embrapa. Para acessar, clique aqui.

Fonte: Embrapa

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com