Eficiência produtiva é o que todo produtor de leite deve buscar

Eficiência produtiva é o que todo produtor de leite deve buscar

PARTILHAR
Animais Girolando
Foto: Divulgação

Para manter a atividade rentável é preciso saber muito bem os números zootécnicos e econômicos, e monitorar constantemente os fatores que precisam ser trabalhados

O tamanho dos rebanhos não é necessariamente o fator mais importante para que uma propriedade consiga seguir produzindo leite, e, sim, a eficiência do sistema de produção. Apesar do volume de produção ser um importante fator para equilíbrio dos custos e das margens das commodities, como o leite, fazendas menores podem se manter na atividade se trabalharem com eficiência.

Para manter a atividade rentável é preciso saber muito bem os números zootécnicos e econômicos, e monitorar constantemente os fatores que precisam ser trabalhados para atingir os parâmetros desejados. Existem diferentes formas de se mensurar a eficiência da produção de leite e deve-se entender qual método está sendo utilizado para não incidir em comparações equivocadas.

Na busca pela eficiência, alguns pilares da rotina podem ser destacados, como: reprodução, sanidade e nutrição. Estes fatores precisam ser muito bem trabalhados e monitorados constantemente para garantir que a atividade seja executada de forma equilibrada. O sistema de monitoramento automatizado é uma ferramenta que consegue auxiliar a levantar mais informações e a tomar decisões mais rápidas no manejo, contribuindo para otimizar o tempo de trabalho dos colaboradores e a identificar falhas de rotina da fazenda.

Pelo sistema conseguimos perceber ainda se em algum momento do dia os animais não receberam o trato ou ficaram sem acesso à água. Essas informações conseguem auxiliar o nutricionista na tomada de decisão pelo ajuste nas dietas e para avaliar de forma imediata as alterações provocadas pelas mudanças estabelecidas.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.