Em alta, Minas vai fomentar uso do pó de rocha no Brasil

Parceria Público-Privada é criada para adotar o uso de pó de rocha no Brasil; evento ainda contou com o ex-ministro Allysson Paolinelli

A Prefeitura de Uberlândia deu mais um passo na promoção dos remineralizadores de solo como recurso sustentável para a produção agrícola do país. Durante a abertura da Feira do Agronegócio Mineiro (Femec 2022), no final da manhã desta terça-feira (22), o prefeito Odelmo Leão assinou acordos com o Banco do Brasil e o Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

Diante de uma plateia composta por produtores rurais e prefeitos, Odelmo Leão reforçou a necessidade de união. “Estamos passando por um momento grave no agronegócio, que precisa de apoio, políticas públicas e inovação. Juntos podemos revolucionar o campo com o pó de rocha. O agronegócio depende de todos nós. Eu agradeço a todos por estarem presentes a esse marco que representa o dia de hoje para o futuro da produção de alimentos no país”, declarou.

Marcos do Polo Agromineral

Com o Banco do Brasil, representado pelo superintendente estadual, Gustavo Henriques da Rocha, o Município asinou um termo de cooperação para o desenvolvimento da cidade como Polo Agromineral Verde. Na prática, o documento facilita o acesso de mineradoras e produtores rurais a linha de crédito para apoio na produção e comercialização de remineralizadores de solo como o pó de basalto- abundante em Uberlândia.

Já o diretor presidente da CPRM, Esteves Pedro Coldago, assinou com o prefeito a carta de intenções para expansão das pesquisas na região em torno das rochas ricas em minerais necessários à fertilização do solo.

“Estamos vivendo um momento ímpar para o agronegócio brasileiro e o Serviço Geológico do Brasil está comprometido em contribuir com o trabalho desenvolvido aqui em Uberlândia”, disse Coldago que, mais cedo, visitou mineradoras locais.

Apoio de produtores e autoridades

O presidente da Campo, empresa parceira do Município no Polo Agromineral, Emiliano Botelho, também participou das duas assinaturas. Os acordos foram acompanhados pelo presidente do sindicato, Thiago Silveira, o governador mineiro, Romeu Zema, e a secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini.

Entre as demais autoridades, estiveram presentes o presidente da Faemg, Antonio Pitangui Salvo, a secretária municipal de Governo e Comunicação, Ana Paula Junqueira, e a secretária municipal de Agronegócio, Economia e Inovação, Thalita Jorge, além de vereadores e prefeitos.

evento ainda contou com o ex-ministro Allysson Paolinelli
Foto: Valter de Paula

O evento ainda contou com o ex-ministro Allysson Paolinelli, entusiasta e estudioso dos remineralizadores de solo, defendeu a adesão dos produtores rurais ao pó de rocha. “Dizem que não temos alternativa aos fertilizantes que já existem, mas nós temos e são os remineralizadores”, declarou.

A Femec segue até sexta-feira (25) no Parque de Exposições Camaru. A entrada é gratuita para conferir serviços e produtos de mais de 200 expositores.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM