Embrapa ganha curral focado em bem-estar animal

PARTILHAR
Foto: Embrapa

Com um custo total da obra estimado em 400 mil reais, incluindo a construção do curral anti-estresse e cobertura com telhado antitérmico!

O novo Centro de Manejo de Baixo-Estresse, construído em substituição ao antigo curral do “Retiro do Rochedo”, montado quando a unidade foi fundada, foi concluído. Ele segue os preceitos de bem-estar animal, principalmente, em relação à atenuação do estresse que normalmente ocorre durante o manejo, tanto para os animais quanto para os manejadores. 

A moderna instalação atenderá as necessidades dos projetos de pesquisa que usam a estrutura, como aqueles que envolvem os sistemas integrados de produção, nutrição animal e manejo de forrageiras, além das áreas com rebanho geral. 

Com um custo total da obra estimado em 400 mil reais, a maior parte dos recursos (construção do curral anti-estresse e cobertura com telhado antitérmico) veio do Acordo de Cooperação Técnica do projeto Carne Carbono Neutro (CCN), assinado entre a Marfrig Global Foods e a Embrapa.

A Unidade arcou com os custos de demolição do antigo curral, terraplanagem e construção da base estrutural (fundação). Outra parceria foi necessária e viabilizada, desta vez com a Beckhauser,  empresa fabricante de troncos de contenção e balanças, que doou para a Embrapa Gado de Corte um dos mais modernos troncos de contenção disponíveis no mercado.

A elaboração do projeto do novo curral teve início no final de 2019, e as obras iniciaram em maio de 2020. Construído em concreto protendido, de alta durabilidade, possibilitará o manejo de até 200 animais por dia, com maior segurança para pesquisadores, funcionários e estagiários.

Fonte: Embrapa.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com