PARTILHAR

Confira o Top 10 descobertas e pesquisas desenvolvidas pela Embrapa no ano de 2018, de acordo com os acessos registrados em nosso portal Compre Rural.

Nós do Compre Rural acompanhamos os trabalhos da Embrapa durante todo o ano, para celebrar esse parceria, resolvemos listar as dez matérias, descobertas e pesquisas que mais fizeram sucesso entre os brasileiros em nosso portal de conteúdo. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) foi criada em 26 de abril de 1973 e é vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)  e tem em seu maior objetivo procurar a inovação tecnológica focada na geração de conhecimento e tecnologia para agropecuária brasileira.

mamona
Foto: Divulgação

Embrapa faz descoberta que vai mudar alimentação animal

Cientistas conseguiram resolver um dos maiores desafios para o uso da mamona (Ricinus communisL.) na alimentação animal. Pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (DF) desenvolveram uma mamona sem ricina, uma das substâncias mais tóxicas conhecidas que chega a ser citada na Convenção Internacional para Proibição de Armas Químicas.

Confira matéria completa aqui

N-verde possui maior concentração de nitrogênio e é de fácil aplicação – Foto: Ana Lucia Ferreira

Embrapa desenvolve fertilizante que vai mudar a agricultura

Embrapa desenvolve fertilizante orgânico nitrogenado com foco em hortaliças, N-verde gera menos perdas que torta de mamona. A Embrapa Agrobiologia, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária sediada no Rio de Janeiro, desenvolveu um fertilizante orgânico a partir da biomassa aérea de espécies leguminosas, o N-verde. O processo aproveita a parte da planta que fica fora da terra.

Confira matéria completa aqui

Foto: Nuno Madeira

Embrapa cria mandioca que produz até 80% mais que tradicional

Cientistas desenvolvem variedades de mandioquinha-salsa que produzem até 80% mais que a cultivar tradicional, novas variedades devem dominar 50% do mercado. Pesquisadores da Embrapa Hortaliças (DF) desenvolveram duas variedades de mandioquinha-salsa que se destacam por apresentar produtividade bem maior que a variedade Amarela de Senador Amaral, lançada há duas décadas também pela Embrapa, e que hoje domina 95% da área nacional plantada com essa raiz.

Confira matéria completa aqui

milho resistente a seca
Foto: Divulgação

Embrapa identifica milho mais tolerante à seca

Trabalho de predição genômica da Embrapa ajuda a identificar milho mais tolerante ao déficit hídrico. Pesquisadores da Embrapa e parceiros já conseguem avaliar se um híbrido de milho poderá ou não ser resistente à escassez de água baseando-se apenas em informações genômicas. Eles empregaram a chamada “predição genômica”, que utiliza métodos genético-estatísticos, para predizer o desempenho de híbridos de milho ainda não avaliados.

Confira matéria completa aqui

dinapec-2018-embrapa-gado-de-corte-63
Foto: Compre Rural

Balança permite pesagem do gado no pasto em tempo real

Parceria público-privada entre Embrapa Gado de Corte e Coimma traz tecnologia inovadora para pesar gado a campo sem necessidade de contenção.

Confira matéria completa aqui

Foto: Wellington Valeriano

Embrapa compara tratamentos para controle parasitário

O que é melhor? Remédios convencionais, homeopáticos ou fitoterápicos? Uma pesquisa realizada pela Embrapa e concluída recentemente comprovou a eficácia dos remédios convencionais em relação aos medicamentos homeopáticos e fitoterápicos para bovinos de corte.

Confira a matéria completa aqui

Foto: Thiago Cesar

Embrapa cria tecnologia de fertilizante completo

Pesquisa científica , pioneira no país, desenvolve capa de micronutrientes para revestimento de fertilizantes NPK. Pesquisadores desenvolveram uma tecnologia pioneira no País de fertilizante completo. Trata-se de uma película formada por micronutrientes, em grande concentração que recobre de forma homogênea grânulos dos macronutrientes nitrogênio, fósforo e potássio, conhecidos pela sigla NPK.

Confira matéria completa aqui

trabalhador rural vaqueiro na fazenda a cavalo
Foto: Fazenda Bálsamo / Marca Peixe

Lista: 10 maiores preocupações do pecuarista

Gestão de custos é a principal preocupação do pecuarista brasileiro, relatório é da Embrapa Unipampa e NESPro/UFRGS. Qual o custo de produzir carne bovina no Brasil? Entender melhor como calcular os índices econômicos da propriedade é a principal preocupação do pecuarista de corte brasileiro na atualidade.

Confira matéria completa aqui

gado-no-ilpf
Foto: warural.com.br

Embrapa: Ganho de peso em ILPF é o maior da Pecuária

Pelo segundo ano seguido, estudos comprovaram que a integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) é o sistema mais eficiente no ganho de peso de Nelore. Pelo segundo ano seguido, uma pesquisa realizada pela Embrapa Agrossilvipastoril em parceria com a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso (Acrinorte) mostrou que o sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) foi mais eficiente no ganho de peso de bovinos de corte da raça nelore.

Confira matéria completa aqui

carne carbono neutro embrapa
Foto: Fabiano Bastos

Projeto da Embrapa coloca o boi na sombra

Carne Carbono Neutro (CCN), parceria Público-Privada foi apresentada na Fazenda Boa Aguada do Grupo Mutum em Ribas do Rio Pardo, MS. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Marfrig Global Foods estão estabelecendo uma aliança estratégica para fortalecer a descomoditização da carne bovina brasileira por meio dos conceitos produtivos Carne Carbono Neutro (CCN) e Carne de Baixo Carbono (CBC), marcas desenvolvidas pela Embrapa para certificação de carnes produzidas em sistemas que neutralizam ou reduzem a emissão de metano emitido pelos animais.

Confira matéria completa aqui

-- conteúdo relacionado --

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.