Escassez de nitrogenados ameaça produtividade de safras

PARTILHAR
Foto: Divulgação

A forte demanda global por fertilizantes deve durar pelo menos até 2023, disse o vice-presidente sênior de vendas da CF, Bert Frost.

(Reuters) – A escassez de fertilizantes nitrogenados devido ao aumento dos preços do gás natural está ameaçando reduzir a produtividade das safras globais no próximo ano, disse a CF Industries, uma grande produtora do nutriente, nesta quinta-feira.

Os preços do gás na Europa aumentaram em meio à alta demanda, à medida que as economias se recuperam da pandemia e com níveis de armazenamento de gás abaixo da média no início da temporada de aquecimento para o inverno.

O gás natural é um insumo fundamental na produção de fertilizantes à base de nitrogênio e os custos mais elevados fizeram com que alguns produtores cortassem a produção.

“Quem vai conseguir as escassas toneladas que estão lá? Haverá muita demanda não atendida que será reprimida”, disse o chefe-executivo da CF, Tony Will, a analistas em uma teleconferência. “E então acreditamos que a produtividade vai cair, em uma base global, no próximo ano. Não por causa da destruição da demanda, apenas porque não há toneladas suficientes disponíveis.”

Os preços do fertilizante de nitrogênio, um dos fertilizantes mais usados para aumentar a produção de milho, canola e outras safras, estão em suas máximas em mais de uma década.

O furacão Ida também atingiu as fábricas de amônia da CF em Louisiana no final de agosto, forçando a interrupção da produção. A forte demanda global por fertilizantes deve durar pelo menos até 2023, disse o vice-presidente sênior de vendas da CF, Bert Frost.

Fonte: Reuters

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com