Fazenda no Maranhão aumenta produção em 20% na primeira safra irrigada

PARTILHAR
Foto: Divulgação

Propriedade em Loreto (MA), a Fazenda Santa Helena obtém rapidamente um retorno do seu investimento com um sistema de irrigação.

Colher bons resultados na agricultura irrigada é uma conquista que teve início no projeto de irrigação. Afinal, tudo começa naquele primeiro atendimento na loja, em que produtor e especialistas se reúnem para começar analisar as características da propriedade e decidir qual estratégia melhor atende às necessidades da fazenda.

Quando o atendimento prestado e os equipamentos oferecidos são de qualidade, o resultado fala por si e o produtor obtém rapidamente um retorno do seu investimento, aumentando a lucratividade do negócio, a produtividade da lavoura e a satisfação com a irrigação.

Foi em 2020 que o produtor Zildomar Manthey, proprietário da Fazenda Santa Helena, na cidade de Loreto (MA), deu início à sua própria história na agricultura irrigada. Quando conheceu a Pivônorte, a então recém-inaugurada revenda Valley na região, ele procurava uma solução para incrementar os seus resultados a campo. Foi assim que Zildomar se tornou o primeiro cliente da Pivônorte a instalar um pivô Valley.

“Hoje, a minha propriedade conta com três pivôs em funcionamento, abastecidos com poços de alta vazão. Além de ter sido o primeiro cliente da revenda Valley na nossa região, a parceria com a equipe gerou uma grande amizade, com muito respeito e confiança”, comemora Zildomar.

Para ele, essa parceria foi a base de uma união que gera resultados que vão além da produtividade na lavoura. “A parceria com a Valley é uma das melhores que já fiz na vida, pois sinto que a equipe depositou em mim uma grande confiança, tanto na proposta apresentada para o sistema de irrigação, quanto no seu gerenciamento. Sempre serei grato ao Thiago, Eduardo e Ivan, que me atendem”, afirma o produtor.

Mas, é claro, as conquistas também são visíveis na Fazenda Santa Helena. Basta olhar para as lavouras da propriedade, que somam mais de 2 mil hectares plantados, para perceber a qualidade do produto final. Os pivôs Valley cobrem uma área total de 390 hectares. Produtor de soja, milho, sorgo e feijão, Zildomar destaca que o sucesso na primeira safra irrigada foi tão impressionante, que já está planejando iniciar a produção de trigo na fazenda.

“Hoje, trabalhamos com soja, milho e feijão irrigados. Mesmo sendo a primeira safra irrigada, e considerando que 2021 foi um ano em que não faltou muita chuva na nossa região, ficamos muito satisfeitos ao perceber um acréscimo de cerca de 20% na produtividade, comparando os campos irrigados e o sequeiro. Os produtos Valley são realmente de muita qualidade e ficou claro que o investimento valeu a pena”, avalia.

O aumento da rentabilidade não fica por aí. Além de proporcionar mais ganhos em relação ao sequeiro, a irrigação também expandiu os horizontes para a Fazenda Santa Helena, permitindo multiplicar a quantidade de safras realizadas a cada ano.

“A irrigação surge como uma solução para otimizar as áreas já abertas na fazenda, ou seja, é o que permite que a gente aumente a produtividade das lavouras sem a necessidade de abrir novas áreas. Hoje, eu consigo fazer três safras em um ano, quando, no sequeiro, tínhamos apenas uma safra anual, sem garantia da segunda. Por outras palavras, aumentei a área plantada sem precisar desmatar e aproveitando mais o maquinário que ficaria parado sem utilidade por mais tempo”, diz.

Graças à irrigação Valley, Zildomar e a Fazenda Santa Helena alcançaram ganhos sem precedentes de lucratividade, comemorando a expansão da capacidade produtiva de alimento, aumentando a produtividade de cada hectare e, ainda, contribuindo para uma produção mais sustentável, já que cada lavoura passou a produzir mais alimento sem necessidade de ampliar o espaço.

Fonte: Assessoria Imprensa

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com