Fazenda vira referência na produção de bezerros no Pará

Fazenda vira referência na produção de bezerros no Pará

fazenda-vira
Foto: ABS Pecplan

Com utilização de tecnologias ABS, produtor garante animais mais precoces mais produtivos e lucrativos

É no município de Santa Maria das Barreiras, no sul do Pará, que o zootecnista Paulo Ricky Correa Costa põe em prática os aprendizados adquiridos durante os anos de formação e dá continuidade aos passos do pai.

Minha paixão pelo campo nasceu ainda quando criança, acompanhando meu pai na fazenda. Quando comecei a mexer com reprodução, me apaixonei mais ainda?, o zootecnista relembra.

O senhor José de Oliveira Costa é proprietário na Fazenda Firmeza há 20 anos e, atualmente, pai e filho trabalham com cria, recria e engorda de fêmeas e venda de bezerros.

Eles também começaram, recentemente, a investir na produção de leite. “Estamos produzindo 230 litros por dia”, destaca o zootecnista.

A história da família com a ABS começou 3 anos atrás, quando o veterinário João Paulo da Silva Oliveira sugeriu a utilização das tecnologias da empresa. “Em 2014, eles decidiram que iam se tornar referência na venda de bezerros na região. A gente fez a apartação do gado, selecionou as matrizes e desde então a gente vem seguindo essa linha. Sempre utilizando touro de genética ABS”, explica o veterinário.

A partir daí, pai e filho passaram a utilizar sêmen de touros com selo de qualidade para Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF). Eles também iniciaram a utilização do SYNC, o software desenvolvido pela ABS que auxilia na gestão reprodutiva IATF da fazenda por meio de relatórios detalhados. E os investimentos não param por aí.

Segundo o veterinário da fazenda, Paulo e José também vão utilizar o ABS NEO em breve. “Eles são clientes bem sintonizados com o nosso perfil de trabalho e acreditam nas informações e produtos da ABS”, João Paulo pontua.

A Fazenda Firmeza faz cerca de 2 mil protocolos de IATF por ano e as melhoras são incontestáveis. Faço IATF em todo meu rebanho. A qualidade melhorou muito. Meus índices de prenhez aumentaram bastante e o rebanho passou a ser mais produtivo, gerando maiores lucros na propriedade?, o zootecnista avalia. Atualmente, a fazenda sempre concorre ao prêmio ?Bezerro de Qualidade? da região.

Os resultados obtidos mostram para Paulo que, com a ajuda da ABS, ele está conseguindo superar um grande desafio dentro da pecuária. ?Na minha opinião o mais difícil hoje em dia é produzir animais mais precoces mais produtivos e lucrativos. Com a ajuda do meu veterinário e com as novidades da ABS, eu tenho resultados muito satisfatórios?, confirma.

João Paulo também comemora os resultados do cliente: “Sempre escolhemos a genética de ponta para transformar a fazenda em referência na produção de bezerros aqui na região. E, hoje, é o que eles estão se tornando”, completa.

Fonte: ABS Pecplan

PARTILHAR

21 anos, Jales/SP.
Estudante de Jornalismo, fotógrafa e estagiaria em Assessoria de Imprensa.
Contato: jornalismo@comprerural.com