Folhosas: saiba como evitar a queima da borda

Folhosas: saiba como evitar a queima da borda

PARTILHAR
Crédito Alltech Crop Science
Foto: Divulgação

Produtor precisa estar atento ao fornecimento de cálcio, magnésio e boro para evitar o problema; agrônomo indica a proteção do plantio como telamento

A amplitude térmica, ocasionada pela chegada do verão, faz com que as folhosas desenvolvam mais, aumentando o volume de novos tecidos. Consequentemente, há um aumento da demanda de transporte de nutrientes para essas partes das plantas. Entre os elementos essenciais nesse processo está o cálcio. Entretanto, por ser um nutriente pouco móvel, o vegetal pode apresentar deficiência do mesmo, resultando na queima das bordas das folhas (tip burn).

Para evitar este problema, o engenheiro agrônomo Marcos Revoredo, gerente técnico especializado em hortifrúti da Alltech Crop Science, indica, além de um bom manejo nutricional de solo e alternativas de proteção do plantio como telamento, a aplicação de cálcio via folha. “Esse fornecimento é fundamental para que se minimize possíveis distúrbios nutricionais. No momento desta aplicação, também é importante estar atento à fonte do nutriente, para que ele esteja em forma solúvel e complexado por aminoácidos, para facilitar a absorção e utilização pela planta”, destaca.

O produtor de folhosas José Eduardo Sumida, de Ibiúna (SP), conta que já sofreu com o problema de queima de borda nas plantas e que aprendeu com isso. Segundo ele, para prevenir a ocorrência, um manejo nutricional é essencial. “Diminui bastante a queima de borda, ajuda nesse sentido”, afirma Sumida. Sem um tratamento eficiente, dependendo do lote, esta deficiência fisiológica pode levar a perdas de 30% a 40%. Revoredo explica que o uso do elemento boro também é relevante no manejo, pois participa do desenvolvimento da parede celular nas plantas. “Outro nutriente importante é o magnésio, que atua na formação da clorofila, que vai trazer o vigor e a cor verde para a folha. Além disso, ele tem efeito sinérgico com o cálcio na metabolização desse elemento”, diz.

Aplicação

O engenheiro agrônomo orienta que as aplicações devem ocorrer antes de acontecer a queima da borda ou duas vezes por semana, via folha, contribuindo para a formação dos novos tecidos e minimizando possíveis distúrbios fisiológicos. A solução indicada por Revoredo é o Liqui-Plex CaMg+B, da Alltech Crop Science, que fornece a adequada relação de cálcio e magnésio complexados por aminoácidos e boro de maneira equilibrada.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.