Forrageiras Tropicais para o Sul do Brasil: Quais plantar?

PARTILHAR
Foto Divulgação.

O uso de forrageiras tropicais na região sul do Brasil, vem sendo considerável. Mas muitas dúvidas existem sobre quais são as melhores opções. 

Existem muitas espécies de plantas que podem ser utilizadas como pastagem para o gado. Estas espécies se dividem de acordo com o período de desenvolvimento (inverno ou verão), quanto ao ciclo de vida (anual ou perene) e quanto à família botânica, sendo as mais utilizadas as gramíneas e as leguminosas. Ao escolher uma espécie forrageira devemos considerar sua produtividade e qualidade nutritiva, mas também sua adaptação ao clima e tipo de solo do local. Mas afinal, Forrageiras Tropicais para o Sul do Brasil: Quais plantar? Confira a resposta!

Para atender este assunto, o seminário abordou o trabalho de pesquisa feito nas unidades Gado de Leite e Gado de Corte, além da pesquisa privada, através da Integrar – Gestão e Inovação Agropecuária. Também foi apresentado a experiência na Embrapa Clima Temperado com o uso das forrageiras tropicais em Terras Baixas.

Recomendações da Embrapa

Esta Base de Dados tem como objetivo disponibilizar ao público interessado as informações básicas para o cultivo e utilização das principais forrageiras recomendadas para cultivo nos Estados da Região Sul.

As densidades de semeadura recomendadas neste capítulo são para a formação de pastagem contendo uma única espécie. Quando em consorciação poderá ser utilizada uma quantidade menor de sementes de cada espécie por hectare (redução de aproximadamente 30%).

Por outro lado, deve-se ter um cuidado especial com as sementes forrageiras, pois nem sempre são de boa qualidade. A quantidade de semente usada tem que ser corrigida de acordo com o poder germinativo, ou seja, o percentual das sementes que realmente germinará.

Para todas as espécies, é importante o controle de formigas, que podem prejudicar muito o desenvolvimento inicial das plantas. Também durante o período inicial, deve ser feito o controle das chamadas invasoras, ou plantas daninhas. Outro cuidado, principalmente quando o plantio é feito por mudas, é de que haja umidade suficiente no solo.

Conheça um pouco mais sobre as espécies de forrageiras para a região sul do Brasil, clicando abaixo:

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com