Raça Gaolao, parece o Nelore mas não é, confira o vídeo!

PARTILHAR

O gado Gaolao é uma raça doméstica de gado nativa da Índia. É uma raça de duplo propósito, produzindo um leite com quase 5% de gordura; Confira abaixo!

O gado Gaolao é uma raça doméstica de gado nativa da Índia. É uma raça de duplo propósito e pertence à subespécie Bos indicus. É criado principalmente como gado leiteiro e também utilizado como animal de tração. A pecuária mundial possui inúmeras raças, ancestrais e novas, algumas até em extinção. Entretanto, outras ainda que em menor número populacional, ainda se destacam e chamam atenção.

A raça se originou na região oeste e intermediária, consistindo no distrito de Wardha nos distritos de Maharashtra, Balaghat e Chindwara em Madhya Pradesh e no distrito de Rajnadgaon no estado de Chhattisgarh. Também é conhecido como Arvi e Gaulgani em algumas áreas. Foi usado principalmente para fins militares pelo exército!

A raça de gado Gaolao se assemelha à raça Ongole, mas é mais leve que a dos Ongole. Diz-se que os Marathas desenvolveram esta raça em um tipo de trote rápido adequado para o transporte rápido do exército nas áreas montanhosas de Gondwana, Madhya Pradesh.

Algumas pessoas também se referem a esta raça como gado Nelore, porque esta área já fez parte da área Nelore. O gado bovino Ongole, especialmente os touros, são muito famosos pela sua aparência.

Anteriormente, a raça era usada pelo exército Maratha principalmente para fins militares ao invadir o Reino de Gond local.

De acordo com os antigos registros históricos, o gado Gaolao tinha razoável capacidade de produção de leite. Mas a seleção tem sido direcionada principalmente para o desenvolvimento da capacidade de esboço rápido durante os últimos dois séculos.

Atualmente a raça é encontrada principalmente nos distritos de Wardha, Nagpur e Chindwara. Leia mais informações sobre a raça abaixo.

Características do gado Gaolao

O gado Gaolao é de porte médio e tem um corpo bem constituído. Eles são geralmente de cor branca a cinza na coloração. Os touros são geralmente de cor cinza no pescoço, corcunda e quartos e as vacas são geralmente de cor branca. Seu corpo é leve e tende a ser estreito e comprido.

Sua cabeça é marcadamente longa e estreita, com um perfil reto geralmente afinando em direção ao focinho e um pouco mais largo na base dos chifres.

A testa dos animais é geralmente plana, embora pareça recuar na parte superior. Tal testa confere-lhes uma aparência ligeiramente convexa. Seus olhos são colocados ligeiramente em ângulos e em forma de amêndoa.

Suas orelhas são portadas altas e de tamanho médio. Tanto os touros quanto as vacas geralmente têm chifres, e seus chifres são curtos e atarracados, rombos nas pontas e comumente inclinados ligeiramente para trás.

O gado Gaolao tem pescoço curto, com corcunda moderadamente desenvolvida. Sua corcunda é geralmente solta e pende de um lado. Seus quartos traseiros são ligeiramente caídos e os membros são retos e musculosos.

O manto desses animais é grande e a bainha é moderadamente desenvolvida. Seus cascos são duros e duráveis ​​e são de tamanho médio. Seus cascos são adequados para trabalhos difíceis em estradas e encostas.

A pele do gado Gaolao é fina, mas solta e sua cauda é relativamente curta atingindo apenas um pouco abaixo dos jarretes. 

Usos

O gado Gaolao é um animal de dupla finalidade. Eles são criados para a produção de leite e também para fins de tiragem. Assim como o seu parente, o Nelore, a raça foi sendo adaptada para o propósito que era necessário aos povos daquela região.

Características gerais

  • Estatura média ou bastante leves e tendem a ser estreitos e longos. 
  • A cabeça é marcadamente longa e estreita com um perfil reto geralmente afinando em direção ao focinho e um pouco mais largo na base dos chifres. 
  • A testa é geralmente plana, embora pareça recuar na parte superior, dando uma aparência ligeiramente convexa. 
  • Os olhos são amendoados e colocados ligeiramente em ângulos. 
  • As orelhas são de tamanho médio e portadas altas. 
  • Os chifres são curtos e atarracados, rombos nas pontas e comumente inclinados ligeiramente para trás.
  • O pescoço é curto, com uma corcunda moderadamente desenvolvida, que geralmente é solta e pende de um lado. 
  • Os posteriores são ligeiramente inclinados. Membros retos e musculosos. 
  • Os cascos são de tamanho médio, duros e duráveis, e adequados para trabalhos difíceis em estradas e encostas. 
  • A barbela é grande, mas a bainha é apenas moderadamente desenvolvida. 
  • A pele é fina, mas solta. 
  • A cauda é comparativamente curta, alcançando apenas um pouco abaixo dos jarretes. 
  • As fêmeas são geralmente brancas e os machos acinzentados no pescoço, corcunda e quartos.

Notas especiais

O gado Gaolao é um animal muito resistente e ativo. Eles são muito adequados para fins de transporte em áreas montanhosas. Os bois são treinados para se moverem rapidamente.

Observa-se que a origem nativa da raça está localizada ao longo da rota percorrida pelos Rig Védicos Arianos do Norte, passando pelo Centro até o Sothern Índia.

A raça é muito semelhante ao gado Ongole com maior agilidade. As vacas são muito boas para ordenhadores pobres. Eles são capazes de produzir cerca de 604 kg de leite por lactação.

Embora sua produção de leite possa variar de 470 a 725 kg por lactação. Seu leite é de boa qualidade, contendo cerca de 4,32% do teor de gordura do leite. 

Reveja o perfil completo da raça do gado Gaolao no gráfico a seguir.

Nome da RaçaGaolao
Outro nomeArvi, Gaulgani
Objetivo da raçaLeite e chope
Notas especiaisMuito resistente, ativo, bem adaptado aos climas nativos, muito bom para fins de correntes de ar
Tamanho da RaçaMédio
Tolerância ClimáticaClimas nativos
Cor da pelagemGeralmente branco com cinza em touros
Chifrudosim
Rendimento de leiteMédia
RaridadeComum
País / local de origemÍndia

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com