França testa vacina contra gripe aviária

PARTILHAR
Foto: Divulgação

O Ministério da Agricultura informa que estão sendo testadas duas vacinas que podem proteger as aves contra a infecção e evitar que o vírus se espalhe.

O ministro Julien Denormandie havia anunciado anteriormente que estava analisando a vacinação para combater as recorrentes epidemias de gripe aviária de alta patogenicidade. O experimento, agora em andamento, está sendo realizado nas regiões mais afetadas por esses surtos. É supervisionado por especialistas veterinários e pela Escola Nacional de Medicina Veterinária de Toulouse.

“O ensaio deve possibilitar a coleta de evidências científicas sobre a eficácia e a importância da vacinação no combate à gripe aviária. Os resultados deste estudo são esperados até o final de 2022 e, se for conveniente, serão compartilhados a nível europeu para desenvolver uma estratégia de vacinação”, afirmou o ministério.

Até agora, mais de 1.370 infecções por influenza altamente patogênica foram detectadas na França. Um total de 16 milhões de aves foram abatidas, 11 milhões das quais na Bretanha e regiões vizinhas no oeste do país. Como novas infecções ainda estão sendo relatadas quase diariamente, o nível de risco mais alto continua a se aplicar a essa região.

Denormandie acredita que, devido à evolução favorável, o risco pode ser reduzido de elevado para moderado no restante do país. Isso significa que a obrigação de confinamento também será levantada na maior parte do território francês.

Fonte: Poutry World

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com