Gado leiteiro: começam ciclos de leilões pró-genética em Minas

Gado leiteiro: começam ciclos de leilões pró-genética em Minas

PARTILHAR
Foto: Divulgação

BELO HORIZONTE (09/03/2017) – A temporada 2017 das feiras e leilões dos programas Pró-Genética e Pró-Fêmeas em Minas Gerais começam nesta sexta-feira, dia 10. O primeiro evento do ano será em Perdizes, no Triângulo Mineiro, a partir da 8 horas, no Parque de Exposições Olegário Coelho do Prado. Na feira são oferecidos touros PO (puro de origem) e matrizes (vacas) de alto padrão genético. A aquisição dos animais pode ser feita por meio de financiamentos no Banco do Brasil e Sicoob.

Os eventos são uma oportunidade para que pecuaristas possam adquirir animais reprodutores ideais para o melhoramento da qualidade dos rebanho mineiro comercial. O Programa Pró-Genética foi criado em 2006 pelo Governo de Minas Gerais, em parceira com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), para facilitar a compra de touros reprodutores, principalmente pelos pequenos produtores. Seguindo a mesma filosofia, foi lançado no final de 2014 o programa Pró-Fêmeas. O objetivo é viabilizar a oferta de matrizes (vacas) de alto padrão para melhoramento do plantel leiteiro de Minas Gerais. O Pró-Fêmeas conta com a participação da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando.

“A perspectiva é a realização de 60 a 70 eventos em 2017. Estamos bastante otimistas, apesar da crise econômica, com redução dos preços do boi gordo e de bezerros, que acaba afetando o mercado comprador de touros e matrizes”, comenta o coordenador estadual de Bovinocultura da Emater-MG, José Alberto de Ávila Pires.

As feiras e leilões são organizadas pelas associações de criadores e Emater-MG, com apoio da Secretaria de Estado de Agricultura, Epamig, IMA, além de agentes financiadores, prefeituras, sindicatos e cooperativas.

Tanto o Pró-Genética quanto o Pró-Fêmeas fazem parte do Minas Pecuária, um programa do Governo de Minas Gerais, e coordenado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para programa levar aos produtores as tecnologias para melhorar a gestão da propriedade e a renda.

Outros eventos

Já no dia 11 de março, será a vez da Feira Pró-Genética em Santo Antônio do Jacinto, no Vale do Jequitinhonha. Ela será realizada no Parque de Feira de Gado (saída para Almenara). A compra de touros registrados poderá ser financiada, basta o produtor atualizar antecipadamente o seu cadastro no Banco do Brasil.

A programação de todos os eventos de março é a seguinte:
Dia 10: Perdizes (touros e fêmeas)
Dia 11: Santo Antônio do Jacinto (touros)
Dia 15: Piranga (touros e fêmeas)
Dia 17: Araçuaí (touros)
Dias 22,23 e 24: Uberlândia (touros e fêmeas)
Dias 23,24 e 25: São Francisco (touros)
Dia 25: Felisburgo (touros)
Dia 31: Matutina (touros e fêmeas)

As informações sobre as feiras e leilões podem ser obtidas nos escritórios locais da Emater-MG.

Assessoria de Comunicação – Emater-MG
Jornalista responsável: Marcelo Varella