Gado Romagnola, pesa mais de 1.300 kg e rende 60%; Vídeo

PARTILHAR

Os touros pesam em média cerca de 1200 a 1300 kg. E o peso corporal médio das vacas é de cerca de 650 a 700 kg. Confira as imagens e detalhes da Romagnola!

Vamos apresentar agora mais uma raça de bovinos que ganhou destaque na criação e cruzamento em diversas partes do mundo. Antes de mais nada, o gado Romagnolo, é um excelente produtor de carne, com crescimento rápido e bom ganho de peso. Raça italiana antiga, cujo melhoramento teve início em 1800. Hoje o gado Romagnola está disponível em muitos outros países fora de seu local de origem. Confira abaixo as principais características!

Segundo as informações de seus criadores e buscando a literatura, a raça apresenta duas variedades: a “de planície”, maior e mais precoce, boa produtora de carne e a “de montanha”, preferida para o trabalho. Já mostramos aqui algumas raças curiosas, como a Hallikar – com seus chifres pontiagudos e pernas compridas -, falamos também da raça Kuri – animais que utilizam seus chifres como boias na água.

Segundo aponta a literatura da raça, o gado Romagnola é uma raça de gado de duplo propósito, usada para a produção de carne e como animais de tração, assim como a maior parte das raças mais antigas. A raça pertence ao grupo Podolic de gado cinzento e é da região de Emilia-Romagna, na Itália.

Durante muito tempo, foi usado principalmente como raça de trabalho no passado e foi criado para esse fim, principalmente por causa do seu porte e musculatura que favorece o trabalho nas regiões montanhosas. Mas, desde a mecanização da agricultura em meados do século XX, eles foram criados principalmente para a produção de carne.

A queda populacional da raça veio ainda em 1940, já que a Segunda Guerra Mundial acabou com grande parte do país, desde então, o número desses animais caiu drasticamente na Itália. Seu total era de 13.054 no final do ano de 2013. Leia mais informações sobre a raça a seguir.

Características do gado Romagnola

O gado Romagnola é um animal de grande porte, geralmente de cor branco-marfim com tendência para o cinza nas partes dianteiras. Alguns animais também são cinza ou preto switch. Embora a cor da pelagem varie com a estação, geralmente mais escura no inverno.

Sua pele e aberturas naturais são pretas. Tanto os touros quanto as vacas têm chifres. Os touros têm chifres em forma de meia-lua, e os chifres das vacas são leves e em forma de lira. Os chifres são cinza-ardósia nos animais jovens, tornando-se pálidos na base e escuros na ponta com a maturidade.

O gado Romagnola tem patas dianteiras enormes e poderosas e pernas curtas, mas fortes. A altura média dos touros Romagnola é de 155 a 158 cm, e de 139 a 144 cm para as vacas.

Os touros pesam em média cerca de 1200 a 1300 kg. E o peso corporal médio das vacas é de cerca de 650 a 700 kg. A carne é de boa qualidade, saborosa, marmorizada, macia e de fibra fina.

Ao nascer, as fêmeas pesam de 40 a 45 kg e os machos de 45 a 51 kg. Aos dois anos de idade, as fêmeas pesam de 500 a 550 kg e os machos mais de 700 kg, desde que bem alimentados.

O rendimento da carcaça, em animais bem preparados, varia de 58% a 60% nos novilhos e de 55 a 60% nos bois e vacas. As cruzas com zebuínos dão origem a novilhos pesados.

Remus Harriett Grande Campeão Romagnola feminino. Beef Australia 2015
touro da raca romagnola 2
Foto: Divulgação
touro da raca romagnola 1
Foto: Divulgação

Cruzamento com Romagnolas

A heterose gerada por um programa de cruzamento bem planejado dá um aumento significativo na produtividade que não pode ser ignorado.

No norte da Austrália, as características adaptativas de nossas vacas reprodutoras baseadas em Bos Indicus são de importância básica. O tipo de pai para o qual criamos esses bovinos, entretanto, é o que determina o desempenho, a adequação ao mercado e a lucratividade de sua progênie.

Não há escolha melhor para isso do que o Romagnola.

O Romagnola tem escala e estrutura para produzir excelentes taxas de crescimento combinadas com as qualidades musculares e de carcaça que atendem aos mais exigentes mercados de carne bovina moderna.

Usos

O gado Romagnola foi criado principalmente como raça de tração no passado, mas agora é usado como uma raça de gado de corte. Algumas pessoas também os usam como gado leiteiro, mesmo não sendo o mais indicado para o trabalho, muitos acabam utilizando pela facilidade da criação na região!

Notas especiais

O gado Romagnola é um animal muito resistente e ativo. Eles têm anteparos maciços e poderosos e pernas fortes, e foram usados ​​para trabalhos pesados ​​no passado. A raça é muito adequada para a produção de carne.

E sua carne é considerada de alta qualidade e possui marca registrada de qualidade. No entanto, revise o perfil completo da raça do gado Romagnola na tabela a seguir.

Resumo

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com