
Praga está destruindo plantações no Paraguai e pode chegar ao Brasil; A Jordânia declarou emergência por invasão de nuvens de gafanhotos.
Nós já havíamos noticiado sobre esse problema que vem assolando alguns países africanos como Etiópia, Somália e Quênia e pode chegar ao Brasil através de seu país vizinho, o Paraguai.
A praga se assemelha àquela descrita no Livro de Êxodo: uma praga de gafanhotos está se espalhando por toda a região, ameaçando o fornecimento de alimentos a dezenas de milhares de pessoas. Enxames do tamanho de cidades, repletos das temidas pragas, estão causando um enorme estrago conforme atacam plantações e pastagens, devorando tudo em questão de horas. Nos últimos anos, a dimensão do surto de gafanhotos, que agora afeta sete países da África Oriental, é a maior dos últimos tempos.
“Tornou-se uma situação de dimensões internacionais que ameaça a segurança alimentar de toda essa sub-região”, afirmou o diretor-geral da FAO, Qu Dongyu, no comunicado, acrescentando que a instituição tem adotado mecanismos de ação coletiva para lidar com o que chama de crise.
Na avaliação da FAO, a situação atual é sem precedentes. Segundo a agência das Nações Unidas, as nuvens de gafanhotos podem ter milhões de insetos e conseguem se mover por cerca de 150 quilômetros em um dia. A avaliação é de que o clima na região leste da África favorece a reprodução dos insetos, cuja infestação está maior e mais rápida que a capacidade das autoridades de lidar com o problema.

- Brasil avança na exportação de gergelim com novas habilitações para o mercado chinês
- Brasil habilita primeiros estabelecimentos para exportar farinhas de aves e suínos à China
- EUA vendem 592,1 mil t de trigo da safra 2025/26, revela USDA
- Aprovado exame de habilitação para futuros médicos veterinários; entenda o trâmite
- Tarifaço de 50% ameaça os negócios do setor florestal e alerta que milhares de empregos estão em risco
Confira uma linha do tempo com as notícias relacionadas aos gafanhotos
O governo da Jordânia declarou estado de emergência máximo devido à chegada de enxames de gafanhotos do deserto procedentes da Arábia Saudita, e garantiu que há equipes prontas para operar com a ajuda da Força Aérea.
As autoridades trabalham em parceria com os centros de controle de gafanhotos nos países vizinhos, de acordo coma agência. Segundo dados da ONU, esses insetos se movem em enxames “do tamanho de Manhattan”.
Após começarem a voar, enxames de dezenas de milhões de gafanhotos podem se mover até 150 quilômetros por dia empurrados pelo vento, segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), que estima que um pequeno enxame come diariamente a mesma quantidade de alimentos que cerca de 35 mil pessoas.
- Gigante do agro inaugura pista para OVNIs e lança sua “Área 51 do Agro”
- Government Cheese: Como 600 milhões de kg de queijo são armazenados em minas subterrâneas
- Da Fazenda ao Espelho: Como as Proteínas do Leite Estão Revolucionando a Beleza e a Dermatologia
- Conheça o Baobá: árvore que armazena 140 mil litros de água e pode viver até 5 mil anos
- Cidade bizarra onde todos os 6.000 fazendeiros vivem na mesma rua; Vídeo