Genex conquista 6 das principais premiações da Expointer

Central mostra trabalho consistente em melhoramento genético bovino, os animais em destaque são machos e fêmeas das raças Angus, Charolês e Hereford.

Durante a Expointer, realizada em Esteio (RS) entre os dias 24 de agosto e 1º de setembro, seis animais das raças Angus, Charolês e Hereford, todos filhos de touros da bateria GENEX, foram premiados durante o evento, mostrando a consistência do trabalho desenvolvido pela central no melhoramento genético. No Charolês, o touro Tarumã JHBD 1460 BR, filho do WCR Bandit 2164P, pertencente à Cabanha Tarumã, obteve os títulos de Grande Campeão e Supremo Campeão. A Grande Campeã ficou para a vaca Jotabe My Lady, de propriedade da Charolês Figueira, filha do touro No Doubt.

O título de Melhor Macho Rústico PO do Hereford foi conquistado pelo reprodutor CV5182 Guaicos Xerox, da Cabanha Vacaci, filho do raçador MSU Xerox 20X.

Na raça Angus, o prêmio de Melhor Macho Rústico PO foi para o filho do touro SAV Resource 1441, animal Guarita 425TE Resource Maxi, da Estância Guarita. Já dois dos maiores títulos do evento foram arrebatados pela Cabanha São Bibiano, de Uruguaiana (RS). O reprodutor São Bibiano Insight foi coroado como Grande Campeão Dois Anos e a vaca São Bibiano Daddy 7926 como Grande Campeã Vaquilhona Maior, ambos filhos do touro PVF Insight 0129.

Foto: Divulgação

Segundo Antônio Martins Bastos Neto, administrador da cabanha, o feito representa muito, principalmente por ser em uma pista tão disputada como a da Expointer. “Isso significa que nosso trabalho está indo na direção correta, já que havia uma concorrência grande e qualificada de empreendimentos que investem em genética, além de um jurado com bastante prestígio”. Ele acrescenta ainda que um título no evento, além da parte técnica, implica ainda comercialmente, já que as cabanhas com títulos na Expointer acabam tendo maior visibilidade.

Foto: Nathã Carvalho

Segundo Reinaldo Leopoldino, médico-veterinário e promotor técnico GENEX, a empresa segue a filosofia “Cow Sense & Science”, que associa a ciência por meio das avaliações genéticas, com o conhecimento e a experiência em identificar os melhores reprodutores por meio das suas características de fenótipo funcional, sustentado por um pedigree forte e consistente. “Bons touros geram boas progênies, porém a conquista de vários títulos e, muitos deles, com o mesmo touro pai, não é uma façanha fácil. A GENEX oferece aos criatórios brasileiros o que existe de melhor nas raças em que trabalha e comprova o seu trabalho por meio dos resultados conquistados, como essa façanha da Cabanha São Bibiano”.

“Nós estamos muito satisfeitos com a parceria estabelecida com a GENEX. Além dos dois animais que foram campeões, nós temos outros animais que ficaram no campo, que vão compor a nossa oferta do remate de primavera, que são filhos do Insight”, finaliza Antônio Martins Bastos Neto.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM