Gigante Bucklehead tem maior chifre do mundo, são 3,70 metros

Bucklehead, boi da raça Longhorn, quebrou o recorde oficial do Guinness World Record de maior comprimento do chifre; Os chifres foram medidos em 3,70 metros de ponta a ponta.

Não à toa o maior chifre do mundo é de uma raça específica. O Texas Longhorn é uma raça de gado originária dos Estados Unidos, que é conhecida por seus longos chifres e por sua resistência a condições adversas de clima e alimentação. Bucklehead quebrou o recorde oficial do Guinness World Record de maior comprimento de chifre em um boi, os chifres do boi foram medidos em 3,70 metros de ponta a ponta.

Boi da raça Texas Longhorn, entrou para o livro dos recordes com maior chifre do mundo possuindo apenas seis anos de idade, isso mesmo! O recorde de Bucklehead, boi que já é castrado, já havia sido conquistado em 2020 durante o evento Horn Showcase, realizado em Oklahoma, nos Estados Unidos. Bucklehead BCB, Texas Longhorn, é o recordista de maior chifres do mundo medindo 3.70 metros de ponta a ponta.

Os chifres dos bois servem para várias funções, incluindo a defesa contra predadores, a luta por hierarquia social e a atração de parceiros durante a época de acasalamento. Em algumas espécies, os chifres também podem ser utilizados para se defender contra outros membros da mesma espécie durante disputas territoriais ou por recursos como alimentos e água. A variação no tamanho dos chifres entre os bois pode ser influenciada por fatores como a genética, a nutrição e a saúde geral do animal.

Bucklehead compareceu ao Horn Showcase em Lawton, Oklahoma, de 4 a 5 de outubro de 2019, onde o recorde foi quebrado não oficialmente – sendo inserido no Guiness Book em 2020 – com mais de 11 pés de extensão de chifre (cerca de 3,70 metros de comprimento), de uma ponta à outra, de acordo com um relatório do San Angelo Standard – Times .

O recorde anterior era de 10 pés e 7,4 polegadas estabelecido em maio por um longhorn de 7 anos do Alabama chamado Poncho Via. O boi Longhorn foi revisado com uma coroação oficial de maior extensão de chifre em um novilho para o Guinness Book of World Records 2020. Confira mais detalhes sobre esse animal, além de curiosidades sobre a raça dos chifres longos.

Marceala Gonzalez, 19 anos, dona de Bucklehead, havia ganhado o longhorn há cinco anos e meio – quando bateu o recorde – em um sorteio onde cinco criadores estavam doando novilhos. Ela conseguiu escolher o que queria e escolheu o bebê Bucklehead. Seu irmão, Leandro, é o domador e expositor do longhorn.

Pauline Gonzalez, mãe de Marceala e Leandro, disse que a família transporta Bucklehead para cada show, carregando-o em um trailer de 2,5 metros de largura e prendendo bolas de tênis nas pontas de seus chifres para protegê-los. O longhorn participa de cerca de 12 a 15 shows por ano.

Bucklehead
Bucklehead pertence a Marceala Gonzales, de 14 anos (à direita), que o ganhou em uma rifa há quase cinco anos e meio. Seu irmão, Leandro (esquerda), é seu handler e expositor
Bucklehead

O animal com grande chifre foi leiloado em 2021. O boi que já é castrado, Bucklehead BCB, da raça Texas Longhorn, após bater o recorde na medição dos chifres, foi vendido durante exposição em Fort Worth, TX. Recordista de maior chifres do mundo, medindo 3.7m de ponta a ponta, foi vendido por US$72.000,00 – quase R$400.000,00.

A raça Texas Longhorn, de Bucklehead

Texas Longhorn é uma das raças bovinas descendentes do primeiro gado a ser trazido para a América por Cristóvão Colombo e colonos espanhóis. Foi desenvolvida para ser resistente ao clima árido de algumas regiões da América que sofrem, especialmente, com a seca. Esses bovinos, além dos chifres grandiosos, podem apresentar diferentes padrões de cor e possuem aparência marcante.

O Texas Longhorn é uma raça de gado conhecida por seus chifres característicos, que podem se estender a mais de 1,8 m de ponta a ponta para touros e até 2,54 m de ponta a ponta para novilhos e vacas excepcionais. Conheça mais sobre a raça e sobre a criação no Brasil!

Genética do gado Texas Longhorn

Essa raça conta com 85% dos genes “taurinos” com descendência dos auroques selvagens que foram domesticados na região do Oriente Médio. Exatamente por esse motivo, há grande semelhança com raças taurinas. Os outros 15% da genética desses animais diz respeito a “indicus”.

Ao chegar ao continente americano, esses animais se tornaram ainda mais selvagens, passando a contar com chifres ainda maiores e mais longos para que pudessem se defender dos predadores e ser mais tolerantes com as características do clima árido. Os rebanhos dessa raça se mantiveram pouco domesticados ou selvagens até o fim da Guerra Civil Americana.

Foto Divulgação.

A partir desse momento, os texanos passaram a empregar esses animais para o fornecimento de carne para a população do país. A carne fornecida pelo gado Texas Longhorn é considerada magra, tendo baixa concentração de colesterol e grande quantidade de ômega 3.

Principais características da raça Texas Longhorn

Uma raça que vem crescendo no ramo criação de gado, a Texas Longhorn possui características diferenciadas, confira mais sobre elas a seguir.

Aparência

Os indivíduos dessa raça apresentam bom comprimento, com profundidade e espessuras moderadas. A parte superior do sacro é ligeiramente mais elevada do que as paletas. Possui corpo harmonioso com pernas fortes, os touros têm mais músculos do que as vacas. O desenvolvimento do pescoço é mais evidente na maturidade.

Cabeça

A cabeça tende a ser mais delicada nas fêmeas, de maneira geral, tem largura moderada e comprimento destacado. Possui uma linha reta que se estende do topo da cabeça até o focinho.

Apresenta pigmentação em volta das orelhas, com tamanho e formatos variados, que se posicionam abaixo dos chifres. Os olhos desses bovinos são simétricos e o focinho é alinhado, assim como a dentição, que é completa e alinhada.

Pescoço

Os touros apresentam pescoço musculoso, enquanto as vacas apresentam pescoço mais delicado. Essa região é alongada nesses animais e se destaca por ter o couro solto.

Corpo

Touros apresentam paletas bem musculosas e bem inseridas no pescoço, assim como nas costelas. O peito tem desenho bem delineado com comprimento mais destacado entre paletas e ílios. Os animais Texas Longhorn possuem cauda completa e alongada.

Os machos têm prepúcio curto e retraído. Possuem quartos longos e levemente caídos. As fêmeas, por sua vez, têm úbere firme e bem equilibrado nos 4 quartos, os tetos são pequeninos e possuem pigmentação.

Ossos e cascos

Os animais Texas Longhorn têm ossos alongados e seus cascos são firmes.

Pelo

As fêmeas dessa raça possuem pelos curtos, lisos e com grande brilho. Os touros têm pelo grosso e enrolado no pescoço e cabeça. Nas orelhas, o pelo é longo. Na raça Texas Longhorn não há uma cor de pelagem definida, podendo ser salina, araçá ou até mesmo ser de duas cores ou mais.

Chifres

A principal característica dos animais da raça Texas Longhorn é ter chifres alongados. As fêmeas possuem chifres largos e torcidos para fora, medindo até 100 centímetros de ponta a ponta quando chegam à idade adulta.

Os machos da raça possuem chifres com saídas laterais curvados para frente e para cima. Em relação ao tamanho, os chifres dos machos podem ultrapassar os 115 centímetros de ponta a ponta. A circunferência da base do corno pode ter mais de 30 centímetros.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

VÍDEO: Conheça o impressionante menor cavalo do mundo

A raça Appaloosa é especialmente conhecida por sua pelagem distinta e temperamento dócil. No entanto, um membro deste grupo tem chamado a atenção não apenas por sua aparência, mas por sua estatura extraordinariamente baixa. Esse é Bombel, um appaloosa em miniatura da Polônia que conquistou o título de cavalo masculino mais baixo do mundo; conheça

Continue Reading VÍDEO: Conheça o impressionante menor cavalo do mundo

Você conhece essa raça?

A raça de gado Aubrac tem experimentado uma notável ascensão em reconhecimento e popularidade além das fronteiras da França. Originária do pitoresco Plateau de l’Aubrac, este gado tem conquistado mercados internacionais devido às suas características únicas e à qualidade excepcional de sua carne e do queijo produzido à partir do seu leite; confira

Continue Reading Você conhece essa raça?

Nova Toyota Bandeirante revoluciona ao integrar clássico ao ultra moderno

A nova Bandeirante é mais do que uma simples picape, é um testemunho da fusão entre a robustez e a inovação tecnológica avançada. Concebida pela Compre Rural em parceria com a IA, essa picape incorpora não apenas a confiabilidade e resistência características da marca, mas também integrações modernas que elevam o padrão de desempenho dessa…

Continue Reading Nova Toyota Bandeirante revoluciona ao integrar clássico ao ultra moderno

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM