Gigantes! Conheça os maiores burros do mundo

Gigantes! Conheça os maiores burros do mundo

PARTILHAR
maior burro mundo
Foto: Tom Maddick - SWNS

Um é britânico e outro vive no Texas, Estados Unidos, um deles é jovem e pode crescer ainda mais, tamanho assusta as pessoas.

Burro é o nome dado ao filhote macho do cruzamento entre o jumento, também chamado de asno ou jegue (Equus asinus), com a égua, ou cavalo fêmea (Equus caballus). Quando se trata de uma fêmea resultante desse cruzamento, falamos em mula.

Se você não gosta de burros (ou jumentos ou asnos) desconfio totalmente da sua índole. Eles são animais simpáticos, fortes e inteligentes. E um santuário para burros acaba de apresentar aquele que pode ser o maior burro do planeta.

Burro Derrick (Reino Unido)

maior burro mundo
Foto: Tom Maddick – SWNS

Derrick é considerado o maior burro do mundo tem 1,70 m, assusta geral e pode crescer mais. Derrick vive em um abrigo no Reino Unido e desde sempre foi grande. Por ser jovem, ele tem somente cinco anos, “Ele ainda não parou de crescer”, disse administradora do local. É Derrick, que vive confortavelmente no Radcliffe Donkey Sanctuary, no Reino Unido.

maior burro mundo
Foto: Tom Maddick – SWNS

Burro Romulus (Texas, EUA)

É na cidade de Fort Worth, Texas que vive Romulus, sua proprietária o compraram pois o seu antigo dono não tinha mais condições de alimentá-lo. Romulus tem 1,72 centímetros e provavelmente é o atual maior burro do mundo. Cara relata que quando o tirou do trailer disse “Oh meu Deus, ele é enorme”.

Romulus_and_Cara maior burro do mundo
Romulus / Foto: Divulgação
Romulus_and_Cara maior burro do mundo 2
Cara, sua proprietária / Foto: Divulgação

Por que o burro virou símbolo da ignorância?

“A fama de ser um bicho com comportamento difícil e incapaz de aprender começou na Grécia antiga”, afirma Osvaldo Humberto Leonardi Ceschin, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humadas da USP. Por volta de 600 a.C., o burro já era tratado em histórias como teimoso, bobo e ignorante. Em uma das fábulas de Esopo – narrativas orais sobre animais com características humanas –, o burro veste uma pele de leão e tenta assustar as pessoas, até que é pego pela raposa em um deslize. Posteriormente, essas histórias foram passadas para o papel e popularizadas por Fedro, no século 1, e pelo francês Jean de La Fontaine, no século 17.

A cria resultante do cruzamento entre o cavalo e uma jumenta é chamada bardoto, tanto o macho quanto a fêmea. Este, também estéril, já apresenta porte menor, e com temperamento mais parecido com o dos jumentos.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.