Estudo realizou o levantamento do número de animais no estado que é considerado um dos maiores criadores de gado do país. Confira!
Segundo dados compilados pelo Instituto Mauro Borges (IMB), da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), o rebanho bovino goiano atingiu a marca histórica de 22,8 milhões de cabeças de gado em 2016.
É o maior número registrado desde 1974, quando o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM).
O número representa um crescimento de 4,5% em relação ao ano anterior. Para se ter uma ideia, a média brasileira foi de 1,4% no mesmo período.
Para efeitos de comparação, a população humana no estado é de 6,5 milhões. Isso significa que Goiás tem 3,5 vezes mais gado que gente.
- O boi se adapta ao confinamento. Mas quem adapta o rúmen à dieta?
- Impostos mudam em 2027: como a reforma tributária e o CBS vai afetar o produtor rural
- Antes de assinar uma renegociação da dívida rural, produtor precisa ficar atento a estes pontos
- Santa Catarina amplia Sistema Antigranizo para prevenir danos à produção agrícola
- O gado reconhece o rosto do produtor? Ciência explica a memória dos bovinos
Os municípios com os maiores rebanhos no estado são Nova Crixás (752.833 cabeças). Em segundo lugar aparece São Miguel do Araguaia (575.721), seguido de Caiapônia (448.000) e Porangatu (415.700).
Fonte: Capitanbado