Governo entrega máquinas agrícolas a povos indígenas

PARTILHAR

O presidente Jair Bolsonaro e a ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) participaram do evento. Confira abaixo as informações!

O Governo Federal entregou, nesta quinta-feira (19), 42 equipamentos agrícolas a comunidades indígenas, em Cuiabá (MT). A ação marcou o encerramento do Seminário Regional Política de Etnodesenvolvimento e Sustentabilidade, promovido pela Secretaria de Governo da Presidência da República (SeGov) em parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai).

Ao todo, foram entregues 14 tratores, 14 grades aradoras e 14 carretas agrícolas às comunidades indígenas, somando um investimento de cerca de R$ 2,6 milhões, segundo a SeGov. Também está prevista a capacitação dos agricultores indígenas que irão operar as máquinas. O encontro tem a finalidade de impulsionar a produção sustentável nas aldeias.

O presidente Jair Bolsonaro e a ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) participaram do evento.

“Essa entrega de hoje fortalece a agricultura dos indígenas que querem produzir, que querem ter renda, dignidade, uma escola agrícola, que querem produzir para esta nação”, destacou a ministra.  

O presidente da Funai, Marcelo Xavier, informou que está em tratativa com o Mapa um acordo de cooperação técnica que irá permitir a emissão da Declaração de Aptidão do Pronaf (DAP) a produtores indígenas por meio da Funai.  

A DAP é a porta de entrada para agricultores familiares ingressarem em políticas públicas de incentivo à produção e geração de renda, como acesso à linha de crédito do Pronaf. O documento é emitido pelo Mapa e por parceiros autorizados, entre eles associações rurais e entidades de assistência técnica. Atualmente, existem 35.218 DAPs indígenas válidas em todo território nacional. A maioria produz feijão, mandioca e milho.

Participaram do evento os ministros do Turismo, Gilson Machado; do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno; Secretaria-Geral, Luiz Eduardo Ramos; secretária Especial de Articulação Social da SeGov, Gabriele Olivi; o governador Mauro Mendes; e o líder da etnia Paresí, Arnaldo Zunizakae.

O evento, chamado Dia de Campo, ocorreu no Hotel Fazenda Mato Grosso e insere-se no contexto do fomento de políticas públicas relacionadas à promoção da autonomia dos povos indígenas por meio do desenvolvimento de atividades econômicas que gerem a valorização e o fortalecimento da cultura indígena.

* Com informações da SeGov

Fonte: MAPA

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com