Iluminação de LED chega ao cultivo de flores

Eficiência e produtividade são objetivos de pesquisa com luminária LED para cultivo de flores; projeto tem Parceria Público-Privada (PPP) com foco no pequeno produtor

O desenvolvimento de soluções em iluminação para o cultivo de plantas tornou-se um importante investimento de setores ligados à agronomia, engenharia e tecnologia, chegando o mais próximo possível das características da luz solar em ambientes controlados.

Aumentar o consumo anual de flores pelos brasileiros é a aposta da Intral S/A, indústria de Caxias do Sul (RS), líder no mercado de fabricação de lâmpadas, luminárias de LED e drivers, por meio de sua participação na elaboração do projeto “Desenvolvimento de espectro luminoso dedicado e de sistema de iluminação ‘Grow Light’ para cultivo de plantas”, em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), instituição que é referência nacional em pesquisas nas áreas de Engenharia Elétrica e Agronomia.

Eficiência e produtividade são objetivos de pesquisa com luminária LED para cultivo de flores
Foto: Juliano Mendes

O trabalho consiste no desenvolvimento de uma luminária de LEDs dedicada ao cultivo de plantas. Associado ao moderno progresso das técnicas aplicadas à horticultura, foi criado um sistema de iluminação empregando tecnologias de conversão de energia elétrica aplicadas a sistemas de iluminação especializados para controle da iluminação de cultivos, como forma de suplementação da luz solar.

Os testes de campo iniciaram em março, na propriedade de produtores de flores em Júlio de Castilhos (RS) e no campus da UFSM, com a finalização do projeto programada para o primeiro semestre de 2024.

O aumento da produtividade e qualidade dos cultivos, aliado à viabilidade de instalação desta tecnologia em locais estratégicos, tais como áreas urbanas de cultivos indoor, foram pontos fundamentais que motivaram a Intral a trabalhar no desenvolvimento deste produto inovador. A contribuição da iluminação aplicada ao cultivo de plantas é realizada por meio do uso de espectros luminosos dedicados e energeticamente eficientes nas cores branco, lilás e vermelho.

As luminárias de LEDs são compostas por corpos e dissipadores de calor em alumínio, drivers full-range IP66 de alta eficiência com corrente de saída dimerizável, que fornecem energia aos LEDs, além de lente específica para aplicação em horticultura, mantendo os valores de transmitância e ângulos de abertura da luz em conformidade com as necessidades das diversas espécies de plantas a serem cultivadas.

Entre os propósitos deste estudo, realizado junto a uma linha de pesquisa de mestrado e doutorado da UFSM, estão: gerar informações relevantes ao setor nacional e internacional, proporcionando uma mudança de hábito no consumo de flores e movimentar ainda mais este setor, além de proporcionar que o Rio Grande do Sul tenha uma segunda safra de flores ao ano, não precisando depender de apenas uma.

Eficiência e produtividade são objetivos de pesquisa com luminária LED para cultivo de flores
Foto: Juliano Mendes

O projeto reúne uma equipe multidisciplinar composta pela Intral S/A, pelo grupo GEDRE Inteligência em Iluminação, coordenado pelo Dr. Eng. Eletricista Marco Antônio Dalla Costa, e pela Equipe PhenoGlad, sob coordenação do PhD em Agronomia Nereu Augusto Streck.

Os pesquisadores são oriundos dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Agrônoma e Engenharia Florestal, com profissionais de diferentes funções, expertises e qualificações que se complementam.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM