Inédito! Genoma da Raça Holandesa será lançado no Agroleite 2022

PARTILHAR
Casa-da-Raça-Holandesa
Foto: Divulgação

Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa prepara agenda especial para associados durante o Agroleite 2022

A Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa – ABCBRH convida seus associados para participarem dos eventos da agenda da associação no Agroleite 2022. Reconhecido como a vitrine da tecnologia da cadeia do leite na América Latina, o Agroleite começa na terça-feira, dia 16 de agosto, e segue até o sábado, dia 20, em Castro-PR, Capital Nacional do Leite.

O lançamento do genoma da Raça Holandesa no Brasil, fruto do trabalho que a ABCBRH está desenvolvendo em parceria com a Embrapa Gado de Leite desde 2020, é o destaque da agenda promovida pela associação. Acontecerá na quarta-feira, dia 17, com início previsto para 10 horas, na casa da Raça Holandesa, localizada na praça central da Cidade do Leite.

O presidente do Conselho Deliberativo Técnico da ABCBRH, Hilton Ribeiro, explica que o objetivo do genoma é identificar os animais mais produtivos, demonstrar aos produtores e agregar valor à genética das propriedades. “O genoma da raça holandesa é inédito no Brasil. Países da América do Norte e Europa realizam avaliação genômica dos animais e possuem com mais clareza informações hereditárias de seus organismos. No Brasil, por mais que o desenvolvimento da raça se baseie na importação de sêmen, precisamos conhecer o potencial genético das vacas dentro das nossas condições climáticas, de manejo e nutrição”, comenta.

gado holandês leiteiro
Foto: JM Alvarenga

Outro momento especial dentro da programação é o Giro Brasil. Este será já no primeiro dia do Agroleite, terça-feira (16), às 17 horas, no Centro de Eventos, e irá reunir produtores de quatro estados brasileiros para contar as histórias de suas propriedades. Os convidados são Armando Carvalho Filho do Paraná, Eudes Braga de Minas Gerais, Sebastião Guido de Pernambuco e Juliano Petry de Santa Catarina.

Para começar a sexta-feira (19), logo às 8 horas, a associação realizará uma Assembleia Geral Extraordinária em sua sede. No sábado, dia 20, último dia do Agroleite, a ABCBRH está apoiando a realização do Fé e Café, promovido pela Igreja Evangélica Reformada de Castrolanda. Com início às 8 horas, no Centro de Eventos, o momento de reflexão e agradecimento contará com a presença de Antônio Cabrera Mano Filho, produtor rural, ex-ministro da Agricultura e dono da maior coleção particular de bíblias do Brasil.

Diariamente, das 18h às 20h, a associação espera associados e convidados no Momento do Leite, em que será apresentado o trabalho realizado em prol da raça e produção de leite no Brasil. O presidente da brasileira, Hans Groenwold, comenta que o Agroleite por sua força e representatividade dentro da cadeia e por reunir produtores de tantas localidades, é um excelente momento para que a associação confraternize com seus associados e demonstre as ações que está desenvolvendo. “Esperamos todos na casa da Raça Holandesa na Cidade do Leite, a troca de experiências e conhecimento enriquece a todos nós”, ressalta Groenwold.

Não podemos nos esquecer das vacas, as grandes protagonistas da festa, elas que permitem brindar essa cadeia tão importante para o país. Grandes animais estarão participando do Torneio Leiteiro e também do julgamento na Arena Agroleite. Os julgamentos da raça holandesa iniciam na quarta-feira e seguem até o sábado, quando serão escolhidos os melhores animais do evento: a Vaca do Futuro e a Campeã Suprema das Raças.

O Agroleite 2022 acontece entre os dias 16 e 20 de agosto na Cidade do Leite e Parque de Exposições Dario Macedo, localizados no Km 198 da PR 340, que liga o município de Castro e a Colônia Castrolanda. O expediente dos expositores será das 8h às 18 horas e os portões de acesso fecharão às 19 horas. A entrada é gratuita.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.