Inovação é capaz de reduzir em até 90% as perdas nas lavouras de pimentões

Santa Clara levará para a Hortitec 2019 a inovação tecnológica em proteção vegetal pode ampliar em até 70% a produtividade de citros.

Apresentar uma inovação capaz de reduzir em até 90% as perdas causadas na cultura do pimentão pela incidência em excesso de sol e altas temperaturas. Essa será uma das principais novidades que a Santa Clara Agrociência, empresa líder na inovação tecnológica em nutrição vegetal, apresentará na 26ª Hortitec – Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas, marcada para os dias 26 a 28 de junho, em Holambra/SP. A diminuição de perdas no pimentão foi comprovada por experimentos realizados com a aplicação do Protex, um produto desenvolvido pela Santa Clara que funciona como um “protetor solar”, que evita a insolação excessiva e a radiação UV nas folhas das plantas.

Mas os benefícios do Protex não se restringem apenas aos pimentões, se estendendo também a outras culturas que sofrem com o excesso de calor. No caso, por exemplo, do tomate, outro experimento comprovou que o uso do Protex ajuda a reduzir prejuízos causados pelo estresse solar e que são bastante significativos. No caso do tomate os efeitos danosos de temperaturas elevadas demais chegam a impactar mais de R$ 1.400 por hectare de produção. Altas temperaturas e a incidência de muita radiação ultravioleta podem danificar as estruturas internas das plantas, matando células e reduzindo a eficiência da fotossíntese. Isso resulta em menor acúmulo de reservas e crescimento das plantas, menor produção de folhas e frutos, redução da qualidade dos frutos e menor durabilidade após colheita. Um experimento com laranja revelou que a aplicação de Protex resultou num ganho de produtividade de frutos por m2 de nada menos que 70% da receita do produtor, devido ao maior número e tamanho dos frutos onde foi aplicada a inovação da Santa Clara.

Os principais benefícios do uso do Protex são: aumento da fotossíntese, redução na temperatura média das plantas, melhor formação de frutos e flores, diminuição do abortamento de plantas e aumento do peso de grãos e frutos. Tudo é conseguido graças ao uso de uma formulação que incorpora as mais avançadas tecnologias e, em razão disso, permite, por exemplo, que após sua aplicação não seja levado nem pela chuva, representando, portanto, um aprimoramento em comparação com produtos semelhantes já empregados há vários anos, sobretudo, nas culturas de frutas em geral.

No estande da Santa Clara, o visitante da Hortitec 2019 poderá ainda conhecer detalhes sobre a aplicação de, pelo menos, uma dezena de outras inovações da Santa Clara. Um desses produtos inovadores expostos na feira será o Totale, uma formulação líquida com tecnologia de nutrição de compostos nano particulados, que facilita o manuseio e a aplicação. Por conter alto teor de nutrientes, a linha Totale necessita de menos doses, o que reduz os custos operacionais com transporte e armazenamento.

Todos esses produtos inovadores são frutos da estratégia adotada pela Santa Clara de destinar constante e expressivo investimento em pesquisa. Tal prática foi recentemente reforçada por meio de uma parceria firmada com a Embrapa para desenvolver novas gerações de nematicidas biológicos à base de produtos de ocorrência natural. Prevista para ter duração de três anos, a parceria envolve investimentos de R$ 2,4 milhões. O estabelecimento da parceria também consolida a vocação de empresa inovadora e focada no desenvolvimento científico da Santa Clara, que tem destinado nada menos que uma média de 8% de sua receita anual bruta ao investimento em P&D.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM