Inovação fez a produção de etanol crescer 10 vezes

Inovação fez a produção de etanol crescer 10 vezes

PARTILHAR
canavial
Foto: Divulgação

Investimento em pesquisas trouxe novidades para setor sucroalcooleiro de São Paulo fazendo a produção do combustível aumentar.

O Brasil é o maior produtor mundial de etanol, biocombustível feito a partir da cana-de-açúcar. Em quatro décadas desde o Programa Nacional do Álcool (Proálcool) houve um salto muito grande na produção de etanol do País. Estudos mostram que esse crescimento aconteceu em decorrência da inovação do setor sucroalcooleiro no Estado de São Paulo..

Atualmente, o Brasil é o maior produtor de etanol de cana de açúcar do mundo e o segundo maior produtor mundial, perdendo apenas para os Estados Unidos (que produzem o combustível a partir do milho). Toda a gasolina vendida no país conta com 25% do biocombustível em sua formulação. Considerado melhor para o meio ambiente, já está atestado que esta mescla é benéfica para a diminuição de gases do efeito estufa por veículos automotores. Os chamados veículos Flex, que funcionam a álcool e também a gasolina, são outros impulsionadores do mercado interno do biocombustível.

No episódio desta semana do Ciência SP, descubra como a inovação fez com que a produção de etanol crescesse dez vezes.

Republicada pelo Canal USP e Jornal da USP, a série Ciência SP divulga todas as semanas um vídeo novo da Agência Fapesp.

Via Jornal da USP

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.