Jeitinho mineiro, cooperativas destacam-se em gestão

Jeitinho mineiro, cooperativas destacam-se em gestão

premio-sescoop-de-gestao-de-cooperativas
Foto: minasgerais.coop.br

Cooperativas mineiras se destacam em Prêmio de Excelência de Gestão

O incessante trabalho em busca de boas práticas de gestão pelas cooperativas de todo o Brasil foi motivo de celebração na noite da última terça-feira (21/11), em Brasília. Na ocasião, foi realizada a cerimônia do 3º Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, evento que reuniu mais de 250 pessoas, entre autoridades, cooperativistas e representantes das 41 vencedoras. Minas Gerais se destacou com 18 cooperativas premiadas, o que significa 44% do total de cooperativas reconhecidas no certame.

“Os resultados desta noite demonstram que as cooperativas mineiras a cada ciclo alcançam um nível a mais de maturidade em sua gestão e isso é reflexo do trabalho colaborativo e do interesse conjunto de se fazer mais e melhor. A participação das cooperativas no Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) mostra que o segmento entende a importância de se ter práticas sustentáveis, e atuar com excelência. E o Sistema Ocemg não mede esforços para qualificar a gestão cooperativista, potencializando a atuação eficiente do setor”, ressalta o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato.

Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, anfitrião do evento, o processo de melhoria da gestão das cooperativas tem acompanhado o ritmo das mudanças que ocorrem no mundo, evidenciando um olhar atento e constante para a profissionalização do negócio.

“O mundo e as pessoas mudam o tempo todo e as cooperativas estão acompanhando essa dinâmica. Elas veem para onde o vento sopra e qual a melhor forma de aproveitá-lo. Isso, tanto no que diz respeito a movimentações do cenário externo, considerando o mercado propriamente dito e seus consumidores, quanto no olhar para dentro, investindo na melhoria da gestão, para uma administração cada vez mais eficiente”, explica Freitas.

O Prêmio Sescoop Excelência de Gestão é realizado a cada dois anos e busca incentivar e reconhecer as boas práticas de gestão e governança. Para concorrer, as cooperativas devem aderir ao Programa de Desenvolvimento de Gestão das Cooperativas (PDGC), passando por três etapas – preenchimento do questionário do PDGC; avaliação das informações das cooperativas selecionadas; validação in loco e visita dos avaliadores.

Os critérios de avaliação do prêmio são os mesmos utilizados no PDGC, em que as cooperativas se inscrevem conforme o nível de maturidade: Primeiros Passos para Excelência, Compromisso com a Excelência e Rumo à Excelência. Assim, aquelas que conseguiram a pontuação definida pela Banca Julgadora são reconhecidas nas faixas Bronze, Prata e Ouro, dentro de cada nível de maturidade. A cooperativa que desponta com as melhores práticas é eleita como Destaque de Governança Cooperativista.

Minas Gerais teve representantes em todos os níveis de maturidade, com: seis Bronzes, oito Pratas e um Ouro na categoria Primeiros Passos; um Bronze e uma Prata na Compromissos com a Excelência; e um Ouro na Rumo à Excelência, que gerou ainda a premiação de Destaque para Unimed-BH.

 

Confira a lista das vencedoras

Categoria: Primeiros Passos – Faixa Bronze:
Coopanest (CE)
Coopmetro (MG)
Prouni (RJ)
Sicoob Cofal (MG)
Sicoob Coopemata (MG)
Sicoob Divicred (MG)
Unimed Curitiba (PR)
Unimed Goiânia (GO)
Unimed Juiz de Fora (MG)
Unimed Nordeste RS (RS)
Unimed Poços de Caldas (MG)

Categoria: Primeiros Passos – Faixa Prata:
C.Vale (PR)
Cocamar (PR)
Coopama (MG)
Coopatos (MG)
Cooxupe (MG)
Sicoob Cosmipa (MG)
Sicoob Credicom (MG)

Sicoob União Centro-Oeste (MG)
Unimed Cascavel (PR)
Unimed Erechim (RS)
Unimed Uberaba (MG)
Unimed Vale do Aço (MG)

Categoria: Primeiros Passos – Faixa Ouro:
Sicoob Credialto (MG)

Sicoob Metropolitano (PR)
Sicredi Sudoeste MT/PA (MT)
Unimed Volta Redonda (RJ)

Categoria: Compromisso com a Excelência – Faixa Bronze:
Coocafe (MG)
Coopmil (SP)
Sicoob Unimais Bandeirante (SP)

Categoria: Compromisso com a Excelência -Faixa Prata:
Castrolanda (PR)
Sicoob São Miguel SC (SC)
Sicredi Noroeste MT e Acre (MT)
Sicredi Norte RS/SC (RS)
Unimed Circuito das Águas (MG)
Viacredi (SC)

Categoria: Compromisso com a Excelência – Faixa Ouro:
Sicredi Celeiro do MT (MT)
Sicredi Pioneira RS (RS)
Sicredi Serrana RS (RS)

Categoria: Rumo à Excelência – Faixa Prata:
Unimed Vitória (ES)

Categoria: Rumo à Excelência – Faixa Ouro:
Unimed-BH (MG)

Destaque: Governança
C.Vale (PR)

Destaque: Melhoria Contínua – Primeiros Passos
Sicredi Sudoeste MT/PA (MT)

Destaque: Melhoria Contínua – Compromisso com a Excelência
Viacredi (SC)

Destaque: Melhoria Contínua –  Rumo à Excelência
Unimed-BH (MG)

PARTILHAR

Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.