Justiça obriga estado a dar incentivo fiscal ao “Imperador do Algodão”

Em decisão da última terça-feira (25), o juiz reconheceu que Eraí Maggi pode se beneficiar de incentivos fiscais de clientes que usufruem do diferimento de ICMS; Eraí é sócio do Grupo Bom Futuro, um dos maiores do agronegócio no Brasil.

O juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública de Cuiabá, Flávio Miraglia Fernandes, autorizou o produtor Eraí Maggi Scheffer, o “Rei da Soja”, a também trilhar um caminho “pavimentado por plumas”, se tornando, talvez, o “Imperador do Algodão ”. Em decisão da última terça-feira (25), o juiz reconheceu que Eraí Maggi pode se beneficiar de incentivos fiscais de clientes que usufruem do diferimento de ICMS – quando o imposto é somente cobrado em momento posterior ao gerador do recolhimento, adiando o pagamento .

Eraí Maggi Scheffer assumiu no dia 1º de janeiro a presidência da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) para o biênio 2023/2024. A entidade é uma das mais importantes do setor do agronegócio brasileiro.

De acordo com informações do processo, duas empresas – Santana Têxtil Mato Grosso SA e TBM Têxtil Bezerra de Meneses SA -, são clientes de Eraí Maggi e beneficiadas com o Programa de Incentivo à Cultura do Algodão de Mato Grosso (Proalmat). A política pública do Governo de Mato Grosso garante o diferencial do ICMS a empresas da cadeia do algodão observados requisitos certos.

Na análise do produtor rural, em razão de seus clientes usufruírem o Proalmat, ele também deveria ser beneficiado com o programa. O juiz Flávio Miraglia Fernandes admitiu com o argumento, lembrando, inclusive, que há previsão legal em Mato Grosso para medida.

Assim sendo, e considerando que o benefício é decorrente de regulamentação tributária, a qual, expressamente, dispensa o remetente da renúncia ao aproveitamento de créditos, as operações de saídas realizadas pelo requerente com destino a empresas que se enquadram nas condições indicadas no aludido § 11 do artigo 333 do Regulamento do ICMS, poderá ser realizado ao abrigo do diferimento, independentemente do remetente ser optante pelo aludido benefício”, analisado o magistrado.

Eraí Maggi Scheffer, além de “Rei da Soja”, assumiu a presidência da Associação Matogrossense dos Produtores de Algodão (Ampa) em janeiro de 2023 e faz parte do “Conselhão” – criado pelo presidente Lula (PT), e conta com atores políticos , psicológicos e sociais. Eraí é sócio do Grupo Bom Futuro, um dos maiores do agronegócio no Brasil.

A Associação é feita por pessoas que confiam na cultura e no modelo de organização que temos no Estado. Somos uma entidade de representatividade nacional e internacional. A cada safra nossa produção cresce e se consolida como uma das mais importantes do mundo. Trabalhamos unidos para que nossa atuação beneficie a cotonicultura do estado. Temos o desafio de continuar auxiliando os produtores para que esse importante trabalho se mantenha nos trilhos do crescimento”, pontua Eraí Maggi.

Se tornar o maior produtor individual de soja no mundo e o maior na cultura do algodão no Brasil, não era uma meta da Bom Futuro, mas se tornou uma consequência através de um planejamento eficaz, trabalho em equipe, auxilio da tecnologia e principalmente a harmonia com a natureza ao produzir toneladas de grãos e plumas de algodão em uma área total aproximada de 530 mil hectares cultivados em Mato Grosso.

Infraestrutura da Bom Futuro

Produzir em grande escala e com qualidade é um desafio constante e exige além de organização, uma frota própria de veículos pesados, com infraestrutura moderna e eficaz. Atualmente a Bom Futuro possuí:

  • 32 unidades centralizadoras de produção em Mato Grosso
  • 21 UBAG (Unidade de Beneficiamento e Armazenamento de Grãos);
  • 09 UBA (Unidade de Beneficiamento de Algodão);
  • 03 UBS (Unidade de Beneficiamento de Sementes).

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Descubra como assegurar a qualidade na produção de bioinsumos para agricultura

Os bioinsumos, também referidos como insumos biológicos, constituem uma categoria de produtos derivados de microrganismos, materiais vegetais, orgânicos ou naturais, esses insumos são empregados nas práticas agrícolas para incrementar a produtividade das lavouras, controlar pragas e doenças, enriquecer o solo com nutrientes e aprimorar sua fertilidade.

Continue Reading Descubra como assegurar a qualidade na produção de bioinsumos para agricultura

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM