Nelore: Machos castrados são destaque em abate no Acre

Nelore: Machos castrados são destaque em abate no Acre

PARTILHAR
resultados-circuito-nelore-etapa-rio-branco-ac
Foto: Divulgação

Machos castrados se destacam na etapa do Circuito Nelore de Qualidade em Rio Branco (AC); confira os pecuaristas vencedores da etapa abaixo

A quinta etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2020, realizada na unidade do Friboi em Rio Branco (AC), avaliou 383 animais de diferentes pecuaristas do estado, todos terminados em pastagens, com ou sem suplementação. As informações são da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e da Associação do Nelore Acreano (Anacre).

Na avaliação dos machos, 56,3% apresentaram até 4 dentes incisivos permanentes (menos de 3 anos de idade), 78,4% dos pesaram mais de 18 arrobas de peso (média de 19 arrobas) e 56% dos animais apresentaram cobertura de gordura mediana.

O pecuarista Leonardo Avelar Macedo, da Colônia Santa Luzia (Brasiléia), apresentou um lote de machos castrados e conquistou a Medalha de Ouro – Melhor Lote de Carcaças de Machos. “Sempre criei animais no semi confinamento e esse sistema me oferece retorno muito bom. Esse troféu é um incentivo a mais para continuar investindo na minha propriedade”, diz Macedo.

Também com lotes de machos castrados, a Medalha de Prata ficou com Rogério Justino Alves Reis, da Fazenda Primavera (Brasiléia), enquanto o bronze foi para Manoel Augusto Rodrigues Cruz, da Fazenda Santa Emília (Rio Branco).

Na avaliação das fêmeas, 77,5% dos animais apresentaram até 2 dentes incisivos permanentes (em torno de 2 anos de idade), com 65% registrando mais de 13 arrobas de peso e 90% com cobertura de gordura mediana.

Na etapa do Circuito Nelore de Qualidade em Rio Branco, o Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas, conquistando a Medalha de Ouro, foi apresentado por Carlos Alberto Freitas, da Fazenda São Carlos II (Bujari).

Os vencedores da Medalha de Ouro desta etapa receberão 500 quilos de suplementos minerais da Matsuda Sementes e Nutrição Animal, Medalhas de Prata e de bronze receberão 300 e 200 quilos respectivamente. O Friboi presenteará os vencedores da etapa com uma caixa de cupim.

“Apesar dos problemas com a seca em nossa região, fiquei impressionado com a qualidade dos animais apresentados nesta etapa. Isso é muito importante para os frigoríficos, pois os consumidores cada vez mais buscam alimentos de excelência e o investimento feito pelos pecuaristas é direcionado a essa finalidade”, destaca Alcides Rocha, responsável pela compra de gado na unidade do Friboi em Rio Branco.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com