Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?

Maior cavalo do mundo supera 2,1 metros e pesa 1.179 kg, recorde mundial

O animal que tinha quase 2,1 metros e pesava 1.179 kg é, ainda, o atual recordista no Guinness Book of World Records. Big Jake, foi certificado como o cavalo mais alto do mundo em 2010. Ele morreu no estado norte-americano de Wisconsin aos 20 anos

O mundo dos recordes é surpreendente e os animais não ficam de fora da brincadeira, como mostramos por diversas vezes aqui no Portal Compre Rural. Falando mais especificamente hoje do mundo equino, o cavalo mais pesado já registrado pelo Guinness World Records foi um cavalo belga chamado Big Jake. Entretanto, Big Jake, o cavalo castrado belga, ganhou fama mundial por sua altura extraordinária e não pelo seu peso.

Seu tamanho era tão notável que ele se tornou uma sensação tanto entre os entusiastas de cavalos quanto na mídia em geral, ajudando a chamar a atenção para a imponência e a beleza dos cavalos de tração Belgas. Big Jake tornou-se notório por ultrapassar a altura média da raça.

O Big Jake, da raça Belgian Draft, foi reconhecido pelo Guinness Book como o maior cavalo do mundo, com 2,10 metros de altura e mais de uma tonelada, em 2010 – isso significa que ele é mais alto do que o jogador médio da NBA que chega a 2,01 metros. O recordista foi criado pelo fazendeiro Jerry Gilbert (EUA) na Fazenda Smokey Hollow em Poynette, Wisconsin, EUA, desde o desmame. Na época em que bateu o recorde mundial, ele foi certificado como o cavalo vivo mais alto do mundo em 2010.

Quando questionado sobre como é possuir o maior cavalo do mundo, Jerry disse-nos: “Estamos orgulhosos de deter o recorde e de gostar das pessoas que visitam a quinta. Gostamos das reações e quando as pessoas saem da nossa quinta felizes desde o início. experiência de ver Jake.”

Desde que conquistou o título do Guinness World Records, há mais de uma década, centenas de visitantes chegaram a se reunir na Fazenda Smokey Hollow em Poynette, Wisconsin, EUA, para ver o magnífico cavalo com seus próprios olhos. Filho de dois cavalos de tamanho médio, Big Jake pesava cerca de 100 kg quando nasceu; ele era alto para um potro, mas não excepcional. “Nós o compramos quando ele tinha três anos e ele continuou crescendo!” explicou Jerry.

“As pessoas ficam chocadas quando o vêem pessoalmente!” disse seu amoroso proprietário e gerente de fazenda, Jerry Gilbert, na época da entrevista. “A vida tem sido um pouco mais ocupada desde que Jake detém o recorde devido a tantas pessoas querendo vê-lo.” Prova da popularidade duradoura de Big Jake, este vídeo publicado no canal do Guinness World Records no YouTube em 2012 acumulou mais de 3,5 milhões de visualizações.

A raça Belgian Draft, originária da região da Bélgica, é uma das raças de cavalos de tração mais populares em todo o mundo, frequentemente usada para trabalho pesado devido à sua força e resistência consideráveis. Estes cavalos são conhecidos por seu temperamento calmo e dócil, tornando-os confiáveis ​​tanto para trabalho quanto para companhia.

Os cavalos Belgas têm uma aparência impressionante, com uma estatura massiva e musculosa, ombros largos, pescoço curto e forte e um corpo compacto. Suas pernas são curtas, mas muito fortes, com articulações boas e sólidas. A cabeça é geralmente de tamanho médio com um perfil reto e olhos expressivos grandes.

A pelagem dos cavalos Belgas varia, sendo comum ver núcleos que vão do castanho claro ao castanho escuro, e muitos têm uma crina e cauda de cor mais clara, muitas vezes quase brancas. Além disso, é comum a presença de uma vasta “juba” de pelos ao redor dos cascos, chamada de franja.

Cavalo mais alto do mundo a séculos

O único exemplo verificado de um cavalo mais alto foi um cavalo castrado do condado chamado Sampson (mais tarde renomeado Mammoth). Dessa forma, o cavalo mais alto de todos os tempos foi Sampson, de Bedfordshire, Reino Unido, que nasceu em 1846.

Quando medido aos quatro anos de idade, está documentado que ele tinha 21,5 palmos (219 cm; 7 pés 2,5 pol.) na cernelha. Em 1850 e mais tarde foi dito que pesava 1.524 kg (3.359 lb). Acredita-se que a foto abaixo seja de Sampson/Mammoth, embora não possa ser confirmada. 

Ele retrata um cavalo grande que pode ser usado como ponto de referência para saber qual era o tamanho de Sampson.
©https://horseyhooves.com/brooklyn-supreme-horse/, Domínio público, via Wikimedia Commons – 
Licença

Morte do recordista mundial Big Jake

O cavalo mais alto do mundo morreu em julho de 2021 no estado norte-americano de Wisconsin aos 20 anos. Big Jake, um cavalo belga, que morava na Fazenda Smokey Hollow na cidade de Poynette, de acordo com The Guardian.

Valicia Gilbert, esposa do proprietário da fazenda, Jerry Gilbert, disse que Big Jake morreu há duas semanas, mas não quis informar a data exata da morte do cavalo quando contatada pela agência Associated Press.

“Preferimos não lembrar dele por uma data – foi um evento traumático para nossa família”, disse ela.

Big Jake. Foto: Guiness Book

Jerry Gilbert disse à WMTV que Big Jake era um “superstar” e um “animal verdadeiramente magnífico”. Ele disse que o cavalo nasceu em Nebraska com 109 kg, cerca de 45 kg mais pesado do que um potro belga típico quando nasce.

“Jake era um cavalo especial”, disse Jerry à WMTV. “Ele era realmente um gigante gentil. Ele sabia que era especial e sempre que o mostrávamos, as pessoas ficavam surpresas com seu tamanho.”

Jerry disse que planeja homenagear Big Jake mantendo seu estábulo vazio e colocando um tijolo do lado de fora com sua foto e nome. “É muito tranquilo [na fazenda]”, disse Jerry Gilbert. “Os outros cavalos sabem. Acho que eles têm seus próprios momentos de luto porque Jake era o centro das atenções por aqui. Existe um grande vazio. Parece que ele ainda está aqui, mas não está.”

“Dia após dia, acho que sempre sentiremos que Jake ainda está aqui. E eu acho que isso nunca vai mudar”, completou.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM