Maior pé de soja solteiro do mundo é brasileiro e produziu 21.425 vagens com sementes

Está chegando o Concurso Pé de Soja Solteiro, realizado há 25 anos em Laguna Carapã (MS) premia recordistas e incentiva boas práticas agrícolas com reconhecimento oficial no calendário estadual, que neste ano ocorre entre os dias 25 e 27 de abril.

A cidade de Laguna Carapã, em Mato Grosso do Sul, é palco de um dos concursos mais inusitados e celebrados da agricultura brasileira: o Pé de Soja Solteiro, que premia anualmente o pé de soja com maior número de vagens com sementes. O evento, que neste ano ocorre entre os dias 25 e 27 de abril, acaba de ser oficializado como parte do Calendário de Eventos do Estado, por meio de publicação no Diário Oficial.

Realizada desde 1998, a competição chega à sua 25ª edição com grande expectativa entre os produtores da região. O recorde histórico foi alcançado em 2011, quando um único pé de soja apresentou 17.799 vagens com sementes, marca batida somente em 2014. Em 2024, o campeão alcançou 4.477 vagens, um feito igualmente expressivo, mas que evidencia o grau de exigência e preparo necessário para atingir o topo. Para se ter uma ideia, uma planta “normal” produz em torno de 90 vagens.

Estratégia, manejo e tradição para o maior pé de soja do mundo

A disputa atrai tanto novos participantes quanto veteranos. Entre os nomes mais experientes está Almir Matoso Batista, conhecido como Miroca, e Izolde Catarina Bohn, ambos com diversas conquistas ao longo dos anos. Para eles, o segredo está na escolha do local ideal, cuidados diários com a planta e domínio técnico ao longo do ciclo produtivo.

Já a produtora Rosemar Fonseca de Souza e Silva estreia na competição este ano. Moradora da comunidade do Carapã, ela iniciou o preparo em setembro de 2024, com foco no manejo do solo, fertilização adequada e técnicas agronômicas voltadas ao desenvolvimento intensivo da planta.

De acordo com o engenheiro agrônomo Mateus Secretti, os pés que participam do concurso são cultivados sob condições específicas de iluminação, temperatura e nutrição, com acompanhamento técnico durante cerca de seis meses.

“Esses resultados não refletem a produtividade de lavouras comerciais, mas sim um trabalho focado na excelência agronômica em condições ideais”, explica.

Concurso Pé de Soja Solteiro realizado há 25 anos em Laguna Carapã (MS) premia recordistas e incentiva boas práticas agrícolas com reconhecimento oficial no calendário estadual
Maior pé de soja do mundo é brasileiro. Foto: Divulgação

Festa e premiação

O vencedor deste ano será premiado com uma motocicleta zero quilômetro, em cerimônia marcada para o encerramento da Festa do Pé de Soja Solteiro, no Parque de Exposições Colorindo Pezzarico. Além da entrega de prêmios, o evento celebrará os 33 anos de emancipação de Laguna Carapã com uma programação extensa que inclui:

  • Exposição de máquinas e produtos agrícolas
  • Praça de alimentação e parque infantil
  • Shows musicais, com destaque para Naiara Azevedo, Henrique & Diego, Pedro Paulo & Alex, Edy Brito e Samuel, além do cantor Panda.

Com o reconhecimento oficial e a crescente adesão de produtores, o Concurso Pé de Soja Solteiro se consolida como um símbolo do orgulho agrícola regional, unindo tradição, tecnologia e espírito comunitário.

👉 Acompanhe mais detalhes do evento Concurso Pé de Soja Solteiro pelo Instagram oficial da organização.

Recorde absoluto é do Mato Grosso

O detentor do recorde atual é de um agricultor da cidade de Santa Carmem (MT), Nelson Roque Kappes superou pela segunda vez a própria marca de Maior quantidade de vagens com grãos em um pé de soja, totalizando 21.425 vagens.

Nelson Roque Kappes - rankbrasil
Foto: RankBrasil

A certificação do recorde aconteceu em 10 de abril de 2014, pelo fiscal do RankBrasil, Luciano Cadari. Ele levou mais de cinco horas para finalizar a contagem, realizada minuciosamente a partir de cada galho, sem retirar as vagens do pé.

Nelson obteve o título pela primeira vez em 2009, com 10.908 unidades, e em 2010 apresentou um pé com 13.904, sendo que um de tamanho normal tem em média 70 cm de altura e no máximo 100 vagens.

A superação do próprio recorde junto ao RankBrasil é uma satisfação coletiva. “É um orgulho para o município e toda minha família, em especial para meu filho, o engenheiro agrônomo Claudinei Kappes, que inventou a técnica”, comenta o recordista. Após a conquista do título nacional, o pé de soja foi guardado com todas as suas vagens em uma espécie de armário e será levado para exposições diversas, mostrando o potencial do procedimento.

Com informações do RankBrasil.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM