Mais de 130 animais participarão do TDEA/ PNAT 2018

Mais de 130 animais participarão do TDEA/ PNAT 2018

PARTILHAR
Fonte: ABCZ

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu divulgou nesta quarta-feira (18) o balanço de inscrições do ProgramaNacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT) 2018.

Essa, que será a 9ª edição do Programa, contará 136 animais. Na divisão por raças são 105 exemplares de Nelore e Nelore Mocho, 16 de Tabapuã, 11 da raça Brahman e outros quatro touros Sindi.

O diretor Técnico da ABCZ, Valdecir Marin, explica que dessa vez todos eles passarão pelo Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar (TDEA), que será realizado na Fazenda Escola da Fazu.

“Essa é uma das novidades desse ano. Em 2017 a etapa foi obrigatória apenas para os touros Nelore, mas já com a intenção de ampliar para todas as raças nessa próxima edição. A ABCZ entende que a avaliar o ganho de peso, a conversão alimentar, e a ultrassonografia de carcaça é uma ação de melhoramento genético, que eleva muito o nível do programa”, explica ele.

Marin ressalta ainda que, além dos bons resultados do ano passado, a expectativa otimista de agora tem a ver com a quantidade de animais inscritos. Só com a raça Nelore são 14 touros a mais, na comparação com a última edição.

“Considerando os animais que ficaram fora da prova por não se enquadrarem nas classes de idade e outros critérios exigidos para a participação, esse crescimento seria maior. O que comprova que os criadores também estão interessados em um PNAT ainda mais criterioso”, ressalta o diretor Técnico.

TDEA

Aproveitando o período de embarque e desembarque de animais na 84ª ExpoZebu, os criadores com touros participantes no TDEA terão duas possibilidades para entrarem com os animais na Fazenda Escola da Fazu. A recepção será feita de 23 a 26 de abril ou entre 7 e 8 de maio. Já no dia 9 de maio começa o período de adaptação, que terá duração de 28 dias. Ao fim desse prazo começa o teste efetivo, que seguirá por 63 dias.

Para a avaliação, os animais serão agrupados em quatro classes de idade, tendo como referência a data base de 15 de agosto de 2018. Ao fim da prova, os animais classificados como superiores e com exame andrológico aprovado, poderão participar da ExpoGenética 2018.

Para confirmar mais informações, clique aqui.

Fonte: ABCZ

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com