
Medida é preventiva, de acordo com o governo estadual, devido à alta probabilidade de incêndios florestais em função dos baixos índices de chuva; Veja!
O Mato Grosso antecipou o período proibitivo de queimadas na zona rural em todo o Estado. A decisão foi oficializada em decreto de emergência ambiental entre maio e novembro. A medida é preventiva, segundo o governo estadual, em razão da alta probabilidade de incêndios florestais diante dos baixos índices de chuvas.
Com o decreto, fica proibida qualquer atividade de limpeza de pastagem com o uso do fogo nas áreas rurais entre 1º de julho e 30 de outubro de 2021. Em zona urbana, as queimadas são impedidas o ano todo.
“O governo está atento às questões ambientais e trabalhando com a maior antecedência possível no planejamento, prevenção e combate aos incêndios”, afirmou o governador Mauro Mendes (DEM).
O Estado afirma já ter investido R $ 2,6 milhões e inaugurado uma unidade estratégica do Corpo de Bombeiros em Poconé (a 104 km da capital Cuiabá), que deve ajudar a dar resposta rápida em caso de incêndios no Pantanal.
No final de 2020, foram investidos outros R $ 3,5 milhões para comprar materiais e equipamentos para ações de combate aos incêndios, já preparando equipes para a estiagem de 2021.
- Anec eleva em 2% previsão de exportação de soja do Brasil em junho
- Congresso derruba veto e livra Fiagros e FIIs de IBS e de CBS
- Congresso derruba veto e cria taxa de registro de defensivos
- Milho no mundo – Estoques devem ser os menores em 10 anos
- Aprosoja MT vê com preocupação cenário de endividamento no campo e defende medidas estruturantes
O Estado também informa que já foi assinado contrato para aquisição de um helicóptero exclusivo para o combate aos incêndios e ao desmatamento ilegal – o investimento é de R $ 21,4 milhões – e diz ter intensificado o monitoramento por satélite para identificar alterações de vegetação e focos de calor com rapidez.
O decreto de emergência ainda irá possibilitar a contratação imediata de 100 brigadistas adequados para auxiliar como quadro de segurança no combate aos incêndios florestais.
Fonte: Globo Rural