Melhor touro Brangus do mundo é brasileiro em 2021

PARTILHAR
JMT-E067-Jumbo-da-JMT-Agropecuária
JMT E067 Jumbo / Foto: Bezier Filmes

Touro da JMT concorreu com 1,8 mil animais de 90 países, alguns tradicionais na raça Brangus como a Argentina e Uruguai

O touro tatuagem E067 Jumbo, da JMT Agropecuária, de São Gabriel (RS), foi eleito, na terça-feira (13/12), como o melhor reprodutor da raça Brangus do mundo. O reconhecimento é dado anualmente pela organização The Internacional Brangus Breeders Association (IBBA), que elege os melhores do mundo no concurso Champion of The World Competition, envolvendo grandes campeões globais.

JMT Jumbo se habilitou para a disputa organizada pela IBBA ao ser escolhido pelo jurado Manoel Francisco Zirbes Rodrigues Supremo Campeão da Expobrangus 2021, realizada em maio, em Uruguaiana (RS). O touro ainda foi Campeão Touro Sênior e Melhor Macho entre os rústicos da ExpoBrangus. O reprodutor é filho de JMT 9011 Y9 TEE – Netto e da vaca JMT 10002.

No começo deste mês, JMT Jumbo já havia conquistado o titulo de melhor da América do Sul. A escolha ocorreu em San Antonio, no estado do Texas (Estados Unidos), onde fica a sede da IBBA, entidade que coordena o campeonato mundial da raça. Primeiro, a organização, fundada em 1949, escolheu os melhores de cada continente. E, na sequência, elegeu o melhor do mundo. O julgamento da Brangus Breeders começou no último sábado, mas o anúncio oficial foi realizado somente na terça-feira. “Estávamos na expectativa. O JMT Jumbo mostrou a qualidade ao ser apontado como o Supremo Campeão da Expobrangus e depois melhor touro da A! mé rica do Sul, competição que é ainda mais difícil que o mundial, porque concorremos com animais de países que têm tradição na raça Brangus, como Argentina, Uruguai e Paraguai”, afirma um dos administradores da JMT, o engenheiro agrônomo Fernando Waihrich.

Melhor touro Brangus do mundo é brasileiro em 2021

O reprodutor tem ótimas anotações no Programa de Melhoramento Genético de Bovinos de Carne (Promebo), da Associação Nacional de Criadores Herd – Book Collares. “O JMT Jumbo é dos touros mais lindos que já produzimos na JMT Agropecuária. Ele é Top 1% para o Índice Bioeconômico de Carcaça do Promebo e Deca 1 para Índice de Desmama”, destaca Waihrich. Durante o leilão da JMT, em setembro último, o touro teve 50% comercializado para a Agropecuária Nossa Senhora de Fátima, de Maçambará (RS), dos criadores Giovane Zardin Dias e Jarbas Cerezer Mallmann. Atualmente, o animal está e! m coleta na Alta Progen.

Os juízes da competição são Márcio Sudati Rodrigues (Brasil), Willie de Jager (África do Sul), Jim Williams (EUA) e Sergio Siller (México). Mais de 90 países participam, com 1,8 mil inscrições e 16 raças. O anúncio do campeão supremo de todas as raças ocorrerá no dia 26 de dezembro. O touro JMT Jumbo concorrerá com a melhor vaca Brangus do mundo.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com