Morre o campeão do Freio de Ouro

Morre o campeão do Freio de Ouro

PARTILHAR
Campana Farrapo
Foto: Felipe Ulbrich

Um dos cavalos mais importantes da história do Freio de Ouro morreu nesta quarta-feira, dia 12, aos 25 anos de idade. Veja!

Campana Farrapo, Freio de Ouro em 1998, Freio de Prata em 2005, Freio de Bronze em 2004 e 2007, além de quarto colocado no Freio de Ouro FICCC em 2009. Ele é considerado um dos cavalos mais importantes da história do Freio de Ouro morreu nesta quarta-feira, dia 12, aos 25 anos de idade

O colorado, filho de outro campeão do Freio, BT Brazão do Junco, na égua Indiana do Aceguá, também pertencia ao seleto time de reprodutores do Registro de Mérito da raça, com 51 filhos e 64 netos pontuados.

Criado pela Cabanha Campana, o garanhão foi comercializado à Cabanha Três Pontas e posteriormente a um condomínio de criadores. Atualmente, estava na Cabanha Boitatá, em Cascavel (PR).

O criador, Mario Moglia Suñé, manifestou-se publicamente sobre a perda: “Se foi o melhor cavalo que carregou nossa marca. Escreveu sua própria história, conquistou muitos troféus. Hoje, sona a Campana na Estância Grande do Céu!”.

Campana Farrapo
Foto: Cabanha Boitatá

Apesar de sua morte, o colorado deixa um legado de vitórias. É pai de 813 filhos, dos quais 51 contribuem com méritos. Entre eles, é possível citar Campana Invido, Campana Maestra, Três Pontas Morena, além de Três Pontas Guapa, que foi Freio de Bronze em 2009. No ranking do Registro de Mérito da ABCCC, Campana Farrapo ocupa a honrosa 242ª posição.

Nascido em 18 de setembro de 1993, o exemplar é cria da Cabanha Campana, de Bagé/RS.

Com certeza ele deixa um grande legado para a raça! Parabéns aos seus criadores, parabéns pela sua trajetória magnifica e aos momentos de emoção que trouxe ao público. Que possa descansar em paz!

Campana Farrapo
Foto: LUIZ MIERCZYNSKI NETO/Cabanha Três Pontas

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com