Morre importante raçador do Gir Leiteiro no Brasil

PARTILHAR
kalika-fiv-vila-rica
Foto: Alta Genetics

O touro da raça Gir Leiteiro Kalika FIV Vila Rica, da Vila Rica Agropecuária, era um dos principais animais da raça na atualidade; animal é filho do Radar dos Poções

No dia 16 de maio, foi anunciada a morte do touro gir leiteiro, Kalika FIV Vila Rica, da Vila Rica Agropecuária. Com uma vida produtiva de excelência na Alta, Kalika foi considerado um dos touros mais importantes da raça Gir Leiteiro. “Perdemos um grande raçador, o grande Kalika FIV Vila Rica. Estamos felizes com a genética que ele nos proporcionou, em nosso plantel e em muitos outros espalhados pelo Brasil e pelo Mundo!” – registrou o seu criador através das redes sociais.

“Kalika sempre será um dos principais touros da raça. Nas pistas tem provado a beleza de sua progênie com bezerras, novilhas e vacas sendo condecoradas nas principais Exposições do cenário Nacional e Internacional. Me recordo de um acasalamento no Equador que usei mais de 1500 doses em uma só fazenda com o intuito de padronizar o rebanho. Após os nascimentos, retornamos à fazenda e ficamos imensamente satisfeitos com a padronização que o Kalika pode nos proporcionar, momento marcante em minha vida profissional como zootecnista”, destacou Guilherme Marquez, gerente de Leite Nacional da Alta Brasil.

O reprodutor deixa um legado na raça Gir leiteiro através de um pedigree aberto para as principais linhagens, consagrando a sua genética nas milhares de filhas em todo o Brasil, Colômbia, Bolívia, Equador, Costa Rica e demais países da América Latina. Kalika possuía uma pelagem firme na cor vermelha, um racial espetacular e uma forma leiteira invejável, conquistando vários criatórios de Gir Leiteiro e Girolando.

touro gir leiteiro Kalika FIV Vila Rica
Foto: Divulgação

Kalika FIV Vila Rica

Resultado de uma genética superior, Kalika é filho do Radar dos Poções com Solução de Brasília. Durante a sua supremacia na raça, a Vila Rica Agropecuária possui dezenas de filhas e filhos que herdaram as características superiores. Um exemplo é o touro Ugo Fiv Vila Rica, que já está na central da Alta Brasil, com poucas doses ainda em estoque disponíveis para comercialização.

Agropecuária Vila Rica - goias
Foto: Agropecuária Vila Rica

Sobre a Agropecuária Vila Rica

A Fazenda Vila Rica fica no município de Cocalzinho, Goiás, com 350 hectares foi ampliada em 2009 com a aquisição de mais 400 hectares distante aproximadamente de 12 km uma da outra. Seu proprietário, Dilson Cordeiro Menezes, optou pela atividade de produção de leite, iniciando o plantel com algumas vacas herdadas do seu pai e outras compradas em Belo Horizonte no Parque da Gameleira.

Com o objetivo de mais seleção adquiriu 20 novilhas Gir Mocha da Fazenda Faroeste para a produção de F1, sendo que posteriormente foram inseminadas com o famoso touro Gir Sansão, que produziu a renomada FADA VILA RICA.

Foto: Agropecuária Vila Rica
Foto: Agropecuária Vila Rica

“Desde o início, sempre procurei trabalhar na formação de um plantel objetivando genética e produtividade e graças a Deus consegui isso. Em 2000 mais ou menos, quando o mercado do Gir iniciou sua ascenção, adquiri alguns animais de criadores renomados como: Fazenda Calciolândia, Brasília e Palma. Através do processo de TE reproduzimos e aumentamos nosso plantel que posteriormente foi aprimorado com o processo de FIV.” – disse o criador.

Hoje a fazenda conta com um rebanho de cerca de 1.000 animais, todos controlados e vacas com controle leiteiro oficial da ABCZ / GIROLANDO. Em mais de duas décadas de seleção, a Vila Rica Agropecuária consolidou uma base de doadoras reconhecidas no Brasil e no exterior pela pressão genética e alta produtividade, que renderam ao criatório títulos em pista, recordes em lactação e torneios leiteiros.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.