MS: Produtores têm até dia 31 para aderir ao CAR

MS: Produtores têm até dia 31 para aderir ao CAR

PARTILHAR
Foto Divulgação.

Produtores de Mato Grosso do Sul têm até 31 de dezembro para aderir ao CAR; lista de CAR cancelado não é motivo de preocupação, sinaliza Imasul

Produtores rurais de todo o país têm até o dia 31 de dezembro para aderir ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) e garantir os benefícios do Programa de Recuperação Ambiental (PRA) previstos no Código Florestal, que em Mato Grosso do Sul seria o: MS mais Sustentável. O Imasul – Instituto de Meio Ambiente de MS divulgou lista com centenas de CARs cancelados, mas alerta que não há motivo para preocupação, já que a maioria foi cancelado pelos próprios requerentes e substituídos na sequência.

“Toda vez que o Estado tem um ato administrativo precisa dar publicidade a esse ato. Então esse número de cancelamento de CAR que saiu agora, na verdade é uma divulgação de cadastros realizados desde 2015, quando foi implantado o CAR. Poucos cancelamentos são de análise, de problemas encontrados, a grande maioria é o próprio requerente que pede para cancelar e muitos desses cancelados, foram substituídos”, esclarece o diretor presidente do Imasul, André Borges.

“Não é motivo de preocupação”, afirma o presidente do Imasul. “Em todo o caso é interessante que todos verifiquem se o seu CAR está ativo”, completa André Borges ao sinalizar para requerer ao MS mais Sustentável, será necessária regularidade com essa exigência ambiental.

Segundo o presidente da Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso do Sul, André Dobashi, é fundamental que os agricultores se atentem quanto ao status do seu Cadastro Ambiental Rural.
“É de conhecimento da maioria dos agricultores os benefícios de estar regular nestes critérios ambientais, mas não custa reforçar a necessidade de se averiguar a situação do cadastro, para evitar surpresas negativas, quando necessário”, pontua Dobashi.

Além de estar em conformidade com a legislação ambiental, o produtor rural que se cadastra no CAR terá até dois anos para implantar o programa e recuperar o passivo ambiental da sua propriedade.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.