Nacional do Mangalarga Marchador termina hoje

PARTILHAR
Exposição Nacional Ram do Cavalo Mangalarga Marchador
Foto: Divulgação

Maior evento da raça no país, 39ª Exposição Nacional Ram do Cavalo Mangalarga Marchador, está terminando e tem atrações para toda a família

Quer fechar com “chave de ouro” as férias? Uma opção para sábado, dia 30, é a 39ª Exposição Nacional Ram do Cavalo Mangalarga Marchador, no Parque de Exposições Bolivar de Andrade, também conhecido como Parque de Exposições da Gameleira, em Belo Horizonte. São opções para toda família, entre elas, o espaço gastronômico, com diversos restaurantes, espaço kids e fazendinha, além de vários serviços, como farmácia, barbearia, salão de beleza, joalheria, banco 24h, entre outros.

A exposição conta com mais de 1.600 animais de Marcha Batida e de Marcha Picada de várias partes do país. A expectativa é que cerca de 220 mil pessoas visitem o evento, que é realizado pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM).

Além de acompanhar os julgamentos de Marcha e Morfologia, a exposição conta ainda com Provas Esportivas, Provas Sociais, Palestras Técnicas com temas ligados a equinocultura e ampla programação social.

Este ano, o conceito do evento traz a temática “Uma História de Paixão”, para homenagear as fazendas históricas que contribuíram para a formação da raça e cuja genética está presente no plantel atual, inclusive nos animais participantes da competição. Toda a comunicação visual da Exposição Nacional reproduz as fazendas pilares da raça.

Também foi reproduzida a fachada do Museu Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, uma homenagem à instituição que completa dez anos e é comprometida com a preservação da memória histórica da Raça Mangalarga Marchador.

Localizado no centro da cidade de Cruzília, no Sul de Minas Gerais, o Museu funciona no casarão histórico que pertenceu à família proprietária da fazenda Bela Cruz, uma das fazendas presentes na formação da raça. Pelo espaço, que é totalmente interativo, autoexplicativo e retrata toda história da raça, já passaram mais de 50 mil pessoas.

A Exposição Nacional acontece anualmente desde 1982. Naquela ocasião, participaram do evento 413 animais da raça. Desde então, o evento foi crescendo gradativamente, chegando aos mais de 1.600 cavalos atuais e 561 expositores, se consolidando entre os maiores eventos privados da capital mineira e um dos mais importantes do setor no país. E não é para menos, já que a equideocultura movimenta R$ 16,5 bilhões ao ano no Brasil, que possui o terceiro maior rebanho do mundo, com 5,9 milhões de cabeças, além de empregar 3,2 milhões de pessoas.

A raça Mangalarga Marchador é originária do Sul de Minas Gerais, há mais de 200 anos. Hoje, os animais estão presentes em todos estados brasileiros e também no exterior com um plantel de 687.157 animais registrados.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.