NoCarbon chega a mais de 600 pontos de venda no Brasil em apenas um ano de operação

Em um ano, a produção mensal de NoCarbon saltou de 4 toneladas para 40 toneladas, crescimento de 10 vezes no volume de leite processado e comercializado.

Responsável por produzir o primeiro leite fresco orgânico e carbono neutro do país, a NoCarbon foi criada com o propósito de transformar a produção de laticínios, a partir de um modelo mais sustentável, focado na mitigação das mudanças climáticas e comprometido com o bem-estar animal.

Com foco em um consumidor atento à saúde e ao meio ambiente, e que sabe que suas escolhas alimentares podem ser, para além de um ato de consumo, a marca completa um ano de operação contabilizando excelentes resultados.

Lançada em julho de 2021, a NoCarbon estreou no mercado brasileiro com duas versões de leite fresco. Um ano depois, a marca já é referência no setor de orgânicos com um mix composto por Queijo Minas FrescalQueijo Minas PadrãoCoalhadaRicotaKefir, Creme de Leite, Leite Semidesnatado Zero Lactose, além dos leites Integral e Desnatado, que deram vida à marca.

Em um ano, a produção mensal de NoCarbon saltou de 4 toneladas para 40 toneladas, crescimento de 10 vezes no volume de leite processado e comercializado, impulsionado tanto pelo novo mix de produtos quanto pela ampliação da rede de distribuição, que atualmente ultrapassa 600 pontos venda entre redes de supermercados, hortifrútis, padarias e feiras orgânicas em nove estados — Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Para suportar o crescimento, foram investidos R$10 milhões em desenvolvimento da marca e operação comercial desde o lançamento dos produtos, com recursos oriundos de investimentos dos fundadores, investidores e financiamentos de parceiros como o Fundo Vale, Sitawi e Instituto Conexsus

Com 12% de avanço, o mercado de orgânicos movimentou cerca de R$ 6,5 bilhões em 2021, segundo dados da Organis — Associação de Promoção dos Orgânicos que congrega os diversos tipos de empreendedores do setor, inclusive NoCarbon. Ainda de acordo com a entidade, esse faturamento está longe de esgotar as possibilidades do mercado brasileiro dos produtos saudáveis, naturais e amigáveis ao meio ambiente.

Todos os alimentos NoCarbon são orgânicos e, portanto, produzidos sem a utilização de herbicidas, inseticidas, fungicidas, bem como hormônios ou promotores de crescimento, sendo 100% naturais. Além disso, a sustentabilidade norteia a empresa, que segue o modelo regenerativo de agricultura sendo certificada por organizações globalmente reconhecidas em seu compromisso com o bem-estar animal.

Em crescimento, recentemente NoCarbon passou a ser comercializada também em unidades do Carrefour e do Pão de Açúcar, duas grandes redes de supermercados com atuação nos principais centros urbanos do país.

“A chegada de NoCarbon a duas redes varejistas tão importantes é um marco em nossa história, pois nos permite alcançar um público igualmente criterioso, mas que geralmente concentra todas as suas compras em um único local, não circulando assim nos pontos de venda tradicionais da marca. Dessa forma, podemos oferecer a essas pessoas produtos de alta qualidade com comodidade e praticidade”, ressalta Luis Fernando Laranja, CEO de NoCarbon e um dos pioneiros no desenvolvimento de modelos de negócios de impacto socioambientais no Brasil.

Missão

A fabricação dos produtos NoCarbon está alinhada ao conceito contemporâneo de que a missão de uma companhia não é apenas gerar lucro a acionistas, mas também proporcionar impactos sociais e ambientais positivos para a sociedade local e global. Assim, a marca está em constante aprimoramento para garantir uma produção inovadora, que alie eficiência, qualidade e equilíbrio com a natureza.     

Foto: Instagram NoCarbonMilk

“Buscamos, através do desenvolvimento desse modelo inovador de produção de leite, criar uma referência e mostrar que é possível produzir um alimento nobre de forma que atenda as demandas crescentes do mercado por produtos que sejam ecologicamente adequados, baseados numa relação ética com os animais e que atendam a necessidade de mitigação das mudanças climáticas” conta Laranja.   

Estampado no rótulo dos produtos, o compromisso com a compensação da emissão de carbono em toda a cadeia produtiva também é uma constante para a NoCarbon. “O processo é todo baseado em dois pilares: a medição detalhada das emissões de gases de efeito estufa por meio de um inventário auditado que considera absolutamente tudo — desde as emissões associadas aos animais até a energia utilizada na movimentação de maquinários no campo e veículos na logística, e a produção das embalagens -, e o sequestro de carbono, que no nosso caso é feito integralmente com o plantio de árvores nativas na própria fazenda”, explica Laranja.

A garantia da neutralidade do carbono é feita por meio da chancela do selo Carbon Free, da ONG Iniciativa Verde, pioneira na certificação de projetos que visam a redução do gás estufa e que atua há mais de 15 anos no segmento.

NoCarbon é certificada ainda pelo IBD, maior certificador da América Latina de produtos orgânicos e possui também o selo da Certified Humane Brasil, representante da Humane Farm Animal Care (HFAC), principal organização global voltada à melhoria na qualidade de vida das criações de animais na produção de alimentos.

Para marcar o primeiro ano da empresa, NoCarbon acaba de lançar o “Leiteiro Orgânico”, programa de assinatura de produtos. Por meio da ação, o consumidor poderá escolher os produtos NoCarbon de sua preferência e recebê-los em casa periodicamente.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM