Nota oficial: ABRAFRUTAS manifesta preocupação com veto ao Projeto dos Safristas

A fruticultura brasileira está entre as atividades agrícolas que mais geram empregos no campo e depende, de forma significativa, da contratação de trabalhadores temporários durante os períodos de safra.

A Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS) manifesta preocupação com o veto integral ao Projeto de Lei nº 715/2023, conhecido como Projeto dos Safristas, e declara apoio à posição da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) em defesa da revisão da medida.

A fruticultura brasileira está entre as atividades agrícolas que mais geram empregos no campo e depende, de forma significativa, da contratação de trabalhadores temporários durante os períodos de safra. Nesse contexto, o projeto representa um importante avanço para a formalização das relações de trabalho, a ampliação das oportunidades de renda e o fortalecimento da segurança jurídica para trabalhadores e empregadores.

O que une Brasil, Japão, EUA e Europa na Copa do Mundo? Bilhões em negócios com o agro

A proposta aprovada pelo Congresso Nacional não retira direitos nem compromete a proteção social dos trabalhadores. Ao contrário, busca criar condições para que brasileiros possam ingressar no mercado formal de trabalho durante as safras, contribuindo para a inclusão produtiva, a geração de renda e o desenvolvimento econômico das regiões produtoras.

A manutenção do veto tende a aprofundar um dos principais desafios enfrentados pela fruticultura e por outras cadeias do agronegócio: a escassez de mão de obra temporária em períodos estratégicos da produção. Além de limitar oportunidades de trabalho formal, a medida dificulta a competitividade do setor e impacta diretamente a capacidade produtiva do campo.

A ABRAFRUTAS entende que proteção social e trabalho formal devem caminhar juntos. O Brasil precisa de políticas públicas que incentivem a geração de empregos, estimulem a formalização e fortaleçam setores essenciais para a economia nacional e para a segurança alimentar da população.

Por essa razão, a entidade apoia os esforços pela revisão do veto ao Projeto dos Safristas, em defesa dos trabalhadores rurais, dos produtores e do desenvolvimento sustentável da agricultura brasileira.

Waldyr Promicia
Presidente da ABRAFRUTAS

Fonte: Abrafrutas

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM