Nova associação de bem-estar animal visa promover boas práticas

Esta entidade busca integrar diversos segmentos da cadeia produtiva, incluindo indústria, serviços e varejo.

A Colaboração Brasileira de Bem-estar Animal (Cobea), uma nova organização sem fins lucrativos, foi fundada hoje, 11 de junho, em São Paulo, com a missão de promover práticas de bem-estar animal tanto no Brasil quanto na América Latina. Esta entidade busca integrar diversos segmentos da cadeia produtiva, incluindo indústria, serviços e varejo.

O lançamento oficial da Cobea acontece nesta tarde, durante um simpósio sobre proteína animal sustentável, organizado pela startup Produtor do Bem. “Após as discussões do primeiro evento, realizado em abril de 2023, percebemos a necessidade de criar uma iniciativa que envolvesse a indústria de proteína animal, visando trazer soluções e facilitar o avanço do setor. Identificamos a importância de reunir atores que, em outras circunstâncias, não estariam colaborando”, afirmou José Ciocca, diretor-executivo da Produtor do Bem e um dos fundadores da Cobea.

A primeira assembleia da entidade, prevista para amanhã, 12 de junho, em São Paulo, definirá os membros iniciais, que incluirão indústrias alimentícias brasileiras e internacionais.

“Esperamos que nos próximos meses, mais empresas do setor alimentício se juntem à iniciativa, incluindo produtores, indústrias de alimentos, serviços de alimentação, restaurantes, varejistas e até mesmo empresas de pet food”, disse Elisa Tjarnstrom, coordenadora da associação.

Segundo Tjarnstrom, a expansão da representatividade é crucial para identificar sinergias que possam melhorar a cadeia de proteína animal. Um dos objetivos da Cobea é abordar barreiras sistêmicas no bem-estar animal e encontrar maneiras de superá-las.

“As empresas associadas poderão compartilhar experiências e desafios, identificar soluções e adotar uma postura proativa e colaborativa nas questões de bem-estar animal”, explicou a coordenadora.

A Cobea também servirá como uma plataforma para o diálogo com outras organizações, facilitando a colaboração tanto nacional quanto internacional.

Escrito por Compre Rural

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM