PARTILHAR

Tradicional selecionadora traz nova linhagem de Aberdeen Angus; animais tem altíssimos índices de marmoreio, característica em alta no país.

A VPJ Pecuária, tradicional selecionadora de genética de alta performance, investe pesado em uma nova linhagem de Aberdeen Angus com altos índices genômicos para marbling (gordura saudável entremeada nas fibras) e área de lombo. Animais vivos foram importados para a Fazenda Cardinal em Mococa (SP), e já se encontram em produção de embriões para a formação do rebanho. Outro grupo de fêmeas foram adquiridas nos estados do Texas e Arkasas no EUA e ficarão produzindo embriões para exportação para o Brasil.

O programa VPJ Angus Marbling está sendo estruturado com 50 doadoras com altíssimos índices de marmoreio, todas com registro na Aberdeen Angus Association dos EUA e produzindo no Brasil.

“Depois de anos selecionando animais e há 15 anos operando no mercado de qualidade, entendemos que genética é o grande diferencial econômico do negócio e quando o criador de bezerros de corte direciona a produção com base na genética, o resultado muda de patamar. Hoje temos a opção de genética Angus com alta performance para peso alto na desmama, peso alto ao sobreano, e agora teremos tudo isso e mais marmoreio, o que garantirá ao criador ou confinador muitos reais a mais no bolso” comenta Valdomiro Poliselli Junior, presidente da VPJ Pecuária.

Peça de carne Marbling

VPJ Angus Marbling

O foco do programa VPJ Angus Marbling será a produção de touros com altos genes para marmoreio e AOL para o cruzamento com vacas zebuínas nacionais. Os animais provenientes desse cruzamento poderão atender o Programa de Integração Pecuária da VPJ Alimentos que remunera pecuaristas integrados com bônus por acabamento de carcaça e marmoreio.

Todos os animais de linhagem marbling serão registrados na “American Angus Association” dos EUA e o novo rebanho seguirá o programa de seleção e melhoramento genético baseado nos resultados da Genômica. “Queremos ter no Brasil animais de alta performance para a qualidade de carne concorrendo direto com os melhores animais americanos”, afirma Poliselli.

Comparação do mesmo corte, Marbling é o último da direita.

“Marbling” – Marmoreio do Angus

O marmoreio é praticamente uma apólice de seguro para carne macia e suculenta. O marmoreio refere-se às pequenas “manchas brancas” de gordura na carne magra. Elas derretem durante o cozimento e tornam a carne mais suculenta para dar um sabor incrível. Ela afeta a maciez, a umidade e o sabor geral e se tornou um dos elementos mais conhecidos da avaliação de carnes.

Com informações do Agrolink

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com