Conheça o Angus Branco

Conheça o Angus Branco

PARTILHAR
Angus branco
Foto Divulgação

Universidade da Flórida desenvolve raça Angus Branco, genética de um Angus Black, mas com pelagem branca. Veja o vídeo e conheça mais!

A raça Angus, uma das principais, se não a principal, raça de corte no cenário mundial, vem sendo muito utilizada no Brasil, como raça pura ou no cruzamento com o Nelore, ou outras raças zebuínas.

Tratando-se de uma raça de origem britânica, são animais que sofrem muito com estresse térmico em regiões tropicais, pois não estão adaptados às altas temperaturas e incidência de raios solares.

Originalmente o Angus apresenta as pelagens preta ou vermelha, mas agora temos o surgimento do rebanho Ona White Angus – de animais da raça Angus com pelagem branca. O Ona White Angus foi desenvolvido durante duas décadas de cruzamento de vários fenótipos no Range Cattle REC, disse o diretor do Centro, John Arthington, da Universidade da Florida.

“Esses animais foram estabelecidos como uma nova raça distinta”. Eles são geneticamente um “black angus”, mas têm a pelagem branca e a pele escura, disse ele. Isso é algo similar às origens do Red Angus, mas com o fenótipo branco.

Esses animais foram estabelecidos como uma nova raça distinta

A Universidade da Flórida utilizou Simental nas vacas Angus. As novilhas, filhas de Simental x Angus, foram cruzadas com Angus ou Brangus, surgindo alguns animais brancos, os quais foram cruzados entre si e também com Charolês, para fixar a coloração branca.

angus braco
Foto Divulgação.

O Ona White Angus pode ser capaz de fornecer as vantagens de reprodução e qualidade da carne do Angus, enquanto retém a adaptação ambiental e a longevidade do Zebu. Mas ainda é preciso ter cautela na sua utilização, já que não possuímos um volume de dados confiáveis sobre a raça.

Vídeo enviado por Alexander Stermann, veja o F1 Angus Branco:

Opinião sobre a raça

Em conversa com o especialista em cruzamento, Alexandre Zadra, da Genex, ele nos colocou uma abordagem interessante sobre a raça e um olhar atento que devemos ter. Veja:

“Muito interessante a raça pela coloração branca, por produzir F1 brancas quando cruzado com Nelore. No entanto, pela pouca variabilidade genética da raca e pelo baixo nível de confiabilidade das DEPs, devemos ter cuidado com o uso nesse momento”. Zadra é um parceiro do Compre Rural, e um dos ícones quando falando sobre cruzamento entre raças no Brasil.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com