Novo pneu feito de Arroz e Soja roda até 500.000 km

Goodyear desenvolve pneu feito de casca de arroz e óleo de soja; O pneu é feito com 90% de materiais sustentáveis e passou em testes necessários para venda. Confira!

Grão que esta presente na mesa da maioria dos brasileiros, acompanhado geralmente pelo feijão, o arroz faz parte da nossa alimentação de cada dia. Já imaginou usar casca de arroz na fabricação de pneu? Embora pareça ‘coisa de outro mundo’, foi o que fez a fabricante de pneus e borrachas Goodyear, com a nova criação composta por materiais sustentáveis, entre eles a casca de arroz e o óleo de soja.  

A Goodyear apresentou uma novidade durante a CES 2023 que pode causar uma verdadeira revolução no mercado de pneus: um composto feito por 90% de materiais sustentáveis, com capacidade de rodar até 500 mil km em sua vida útil. O assunto foi anunciado aqui em primeira mão pelo Compre Rural, veja aqui!

A nova fórmula trabalhada pela fabricante conta com 17 ingredientes em 12 componentes diferentes do pneu, incluindo carbono negro, óleo de girassol, resina de pinheiro, borracha natural (usada em substituição à sintética, que é derivada do petróleo), poliéster reciclado a partir de garrafas e sílica de cinzas das cascas de arroz.

O conceito, batizado como Eagle Go, foi mostrado pela primeira vez no comecinho de outubro de 2022, calçando as rodas do Citroën Oli. Porém, somente agora, em janeiro, a empresa divulgou um comunicado oficial comemorando que o pneu 90% sustentável está pronto para uso, após ter sido aprovado “em todos os testes regulamentares aplicáveis, bem como nos testes internos da Goodyear”.

O pneu também foi testado para ter menor resistência ao rolamento quando comparado ao pneu de referência, tendo potencial para oferecer maior economia de combustível e redução da pegada de carbono. Ele também passou em testes necessários para venda. “Continuamos progredindo em direção ao nosso objetivo de introduzir o primeiro pneu 100% sustentável na indústria até 2030”, disse Chris Helsel, vice-presidente sênior de operações globais e diretor de tecnologia.

Atualmente, a Goodyear vem trabalhando com sua base de fornecedores e planeja vender um pneu com até 70% de conteúdo de material sustentável em 2023.

De maneira inteligente, ele interpreta um conjunto de dados que apontam o estresse do material, a temperatura, a pressão e também o desgaste, se ajustando ao longo do tempo para durar mais tempo sem precisar ser trocado.

O Eagle Go tem o potencial de ser renovado duas vezes ao longo de sua vida útil. O pneu, inclusive, conta com uma tecnologia a qual pode detectar quando ele está desgastado.

Goodyear quer pneu 100% sustentável em 2030

Chris Helsel, vice-presidente sênior de operações globais e diretor de tecnologia da Goodyear, projetou a chegada de um novo modelo de pneu ecologicamente correto às lojas ainda em 2023, mas com o uso de 70% de material sustentável.

O próximo passo da fabricante é desenvolver um pneu fabricado com 100% de materiais sustentáveis. E a previsão para que isso aconteça não é tão distante assim na visão do executivo.

Segundo Helsel, o êxito na demonstração do pneu mostra que é possível oferecer maior economia de combustível e redução da pegada de carbono. “Continuamos progredindo em direção ao nosso objetivo de introduzir o primeiro pneu 100% sustentável na indústria até 2030”, avisou.

Sobre a Goodyear

A Goodyear é uma das maiores empresas de pneus do mundo. Emprega cerca de 72.000 pessoas e fabrica seus produtos em 55 instalações em 23 países ao redor do mundo.

Seus dois Centros de Inovação em Akron, Ohio, e Colmar-Berg, Luxemburgo, se esforçam para desenvolver produtos e serviços de última geração que estabelecem o padrão de tecnologia e desempenho para a indústria.

Para obter mais informações sobre a Goodyear e seus produtos, acesse www.goodyear.com/corporate.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM