O segredo da carne Angus que você precisa saber!

PARTILHAR
Fonte: Churrasco Nobre.

Responsável por uma das carnes mais nobres e suculentas, a raça Angus também possui o segundo maior rebanho do país, ficando atrás do Nelore!

O Brasil é um grande mercado consumidor de carne vermelha, e nem é preciso dizer o quanto o brasileiro é apaixonado por churrasco. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o consumo, atualmente, é de 26,4kg de carne ao ano. E a grande responsável pelo o que ingerimos diariamente é a raça Nelore, seguida da europeia Angus que hoje representa o segundo maior rebanho de corte com 2,5 a 3 milhões de cabeças.

Angus em suas variações Aberdeen e Red, originária da Grã-Bretanha, já representam o segundo maior rebanho de corte brasileiro. Na aparência, é um boi mais roliço, com maior capacidade de acumular gordura intramuscular, aquela que resulta em marmoreio.

A grande diferença entre essas raças é o grau de marmoreio da carne, que é como se chama a quantidade de gordura entremeada. Além da maior suculência, o grau de marmoreio proporciona uma diferença no sabor. Quanto mais gordura, mais ‘amanteigado’ é o sabor da carne.

Sua adaptação ao clima e pasto nacionais é relativa e aumenta à medida que são cruzados com Nelore, diferença que também salta aos olhos: um boi meio-sangue Nelore-Angus apresenta um pequeno cupim; já outro que é 3/4 Angus não tem cupim nenhum.

Qual a diferença da Angus?

A grande diferença entre as raças é o chamado “grau de marmoreio”, ou seja, a quantidade de gordura entremeada, é ela que dá maior suculência e grande diferença de sabor. O boi Angus é mais roliço e possui mais capacidade de acumular este tipo de gordura, que resulta em uma carne com um alto nível de marmoreio.

Programa Carne Angus Certificada é uma parceria entre a Associação Brasileira de Angus e a indústria frigorífica, para produção de carne de alta qualidade, buscando atender aos mais exigentes consumidores.

Angus e Nelore

Conheça três motivos que fazem dessa carne sucesso entre os amantes de um bom churrasco.

Gordura

A carne Angus apresenta de 3 a 6 mm de gordura, espessura considerada por muitos especialistas como perfeita, por não ser nem muito fina, nem muito grossa. Esse equilíbrio garante suculência, maciez e sabor.

Marmoreio

Por ser rica em gordura entremeada, dizemos que a carne Angus possui alto nível de marmoreio. Essa é uma característica genética dos animais dessa raça e o que determina a nobreza de seus cortes. Quanto mais rica em marmoreio, mais suculenta, macia e saborosa é a peça.

Preparação

Na preparação da carne Angus, a gordura entremeada começa a derreter pela ação do calor e se espalha por todas as partes do corte, aumentando consideravelmente seu sabor e tornando-a mais macio. Isso significa que, se for preparada da forma correta, os cortes de Angus ganham ainda mais sabor e tornam seu churrasco um sucesso.

Programa Carne Angus

O Programa Carne Angus Certificada confere bonificações de 10% até 12 % a criadores que entregar ao frigorífico carcaças de alto desempenho dentro dos parâmetros definidos pela Associação Brasileira de Angus.

Os animais são certificadas pelos técnicos da Angus e as carcaças recebem o selo carne Angus certificada confirmando que o corte ali embalado é realmente Angus. Anualmente, o Carne Angus abate aproximadamente 500 mil cabeças e certifica mais de 270 mil toneladas de carne. A produção é comercializada no mercado interno e para 15 países.

O avanço e a evolução da tecnologia facilitaram a produção da raça Angus em nosso país, pois como falado acima, essa raça veio da Europa, e tinha seu biotipo adequado as condições daquela região, o que causou o desafio para que a raça se adaptasse ao nosso ambiente tropical.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com