Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?

Operação mira esquema de sonegação de impostos em comercialização de grãos

No cumprimento das ordens, foram apreendidos celulares, computadores, documentos, três armas de fogo e grande quantidade de munição.

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Ordem Tributária (DOT), com apoio da 6° DRP, 1° DRP, 14° DRP e CORE/GT3, em ação conjunta com a Secretaria da Economia, deflagrou, no dia 19 de outubro, a segunda fase da Operação Peneira de Vime. A Operação teve como alvo empresários, contadores e corretores de grãos, estabelecidos em Goiânia, Itumbiara e Jataí.

Na oportunidade, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão e lavrado um auto de prisão em flagrante. Na primeira fase, já haviam sido cumpridos 26 mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisão temporária. Além disso, foi determinada judicialmente a suspensão das atividades de 16 empresas e bloqueio de bens dos investigados na casa de R$ 60 milhões.

No cumprimento das ordens, foram apreendidos celulares, computadores, documentos, três armas de fogo e grande quantidade de munição. As investigações indicam que associação criminosa composta por empresários, corretores de grãos e contadores abria diversas empresas ditas “noteiras” em nome de “laranjas” para sonegação de tributos devidos em razão da comercialização de grãos.

O grupo criminoso agia cooptando pessoas para figurarem falsamente como proprietários de empresas que comercializam grãos e, em seguida, procurava produtores interessados em vender o produto, assumindo os encargos fiscais mas sem recolher o ICMS. Levantamento da Secretaria da Economia indica que os valores sonegados a título de ICMS supera a casa dos R$ 100 milhões. O órgão agora segue em busca de recuperar esses valores em prol do erário goiano.

Fonte: Polícia Civil do Estado de Goiás

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM