A Remad tem por objetivo desenvolver ações de gestão de risco nas esferas de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação para minimizar o impacto dos desastres sobre os animais.
O Governo do Paraná publicou nesta sexta-feira (06) um o decreto que cria a Rede Estadual de Manejo de Animais em Desastres (Remad) , uma iniciativa que visa garantir o atendimento adequado aos animais da fauna doméstica e silvestre em situações de desastre. A Remad é fruto de uma articulação entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil e o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR).
A rede tem por objetivo desenvolver ações de gestão de risco nas esferas de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação para minimizar o impacto dos desastres sobre os animais. Para isso, serão estabelecidos protocolos e diretrizes para atuação integrada dos órgãos envolvidos, bem como para o recrutamento, capacitação e mobilização de voluntários especializados no manejo de animais em desastres.
Compõem a rede, além de Sedest, Defesa Civil e CRMV, o Instituto Água e Terra; a Secretaria de Segurança Pública, por meio do Batalhão de Polícia Militar Ambiental e da Delegacia de Meio Ambiente; a Adapar, e o Conselho Regional de Biologia.
A coordenação estadual da Remad será formada por representantes dessas instituições, que se reunirão periodicamente para planejar, monitorar e avaliar as atividades. A rede também contará com um sistema de comunicação e informação que permitirá o compartilhamento de dados e experiências entre os participantes.
O secretário Valdemar Bernardo Jorge, de Desenvolvimento Sustentável, ressaltou que a Remad é uma rede colaborativa que conta com a participação de diversos setores da sociedade. “É uma iniciativa inovadora que mostra o compromisso do Paraná com a sustentabilidade e com a vida. A Remad vai fortalecer as capacidades de proteção aos animais. Além disso, as comunidades serão beneficiadas com um atendimento mais organizado e estruturado, com profissionais qualificados para o atendimento dos animais”, disse.
O coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Schunig, afirmou que a rede se soma aos esforços de prevenção e mitigação dos danos em desastres, que contam com orientações às prefeituras e apoio com treinamentos e equipamentos.
“Essa rede vai somar à estrutura de atendimento aos desastres, ampliando o cuidado já existente. Ela reforça também a essência da Defesa Civil, que é a participação integrada entre órgãos públicos e sociedade civil em prol do bem maior que é a vida. O Paraná está mostrando mais uma vez sua capacidade de inovação, com uma estrutura que vai garantir o atendimento técnico e de qualidade no manejo de animais em desastres”, afirmou.
A Remad foi inspirada na Rede Estadual de Emergência de Radioamadores (REER), que é uma rede de voluntários especializada em comunicação via rádio ligada à Defesa Civil que auxilia em situações de emergência. A REER existe desde 2002 e tem se mostrado eficiente e atuante ao longo dos anos, auxiliando no apoio específico aos desastres.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Acricorte 2026 reúne líderes da pecuária nacional em Cuiabá
Acricorte 2026 amplia vitrine de negócios e reforça protagonismo da pecuária brasileira em Cuiabá; Evento promovido pela Acrimat reúne grandes nomes do agro e transforma Cuiabá no principal centro das discussões da pecuária de corte brasileira
Continue Reading Acricorte 2026 reúne líderes da pecuária nacional em Cuiabá
Mercado de soja encontra suporte em custos e derivados apesar da pressão de oferta
Estoques recordes nos Estados Unidos e safras robustas na América do Sul pressionam o mercado, enquanto custos elevados, valorização do óleo de soja e margens de esmagamento sustentam os preços.
Continue Reading Mercado de soja encontra suporte em custos e derivados apesar da pressão de oferta
Grave acidente em represa de Goiás termina com seis pessoas mortas
Tragédia em condomínio de Alexânia deixa seis vítimas fatais, incluindo três crianças, e acende alerta sobre a segurança e sinalização em reservatórios de água no interior goiano.
Continue Reading Grave acidente em represa de Goiás termina com seis pessoas mortas
Mercado eleva previsão da inflação para 4,91% este ano
Em março, a alta dos preços em transportes e alimentação fez a inflação oficial do mês fechar em 0,88% – ante 0,7% em fevereiro.
Continue Reading Mercado eleva previsão da inflação para 4,91% este ano
Abertura de mercado para o Brasil na Coreia do Sul
Com o anúncio, o agronegócio brasileiro alcança um total de 602 aberturas de mercado desde o início de 2023.
Continue Reading Abertura de mercado para o Brasil na Coreia do Sul
Programa amplia prazo para renegociação de crédito rural
Desenrola Rural cria condições mais acessíveis para que agricultores familiares possam renegociar ou quitar dívidas relacionadas ao crédito rural.
Continue Reading Programa amplia prazo para renegociação de crédito rural





