Parceria disponibiliza embriões de Nelore PO

Parceria disponibiliza embriões de Nelore PO

PARTILHAR
Touro Nelore Backup
Touro Backup / Fonte: CRV Lagoa

Embriões Nelore PO de elevado valor genético são oferecidos através do programa CRV Lagoa Embryo em parceria com o Instituto de Zootecnia (IZ).

A CRV Lagoa, em parceria com o Instituto de Zootecnia (IZ), de Sertãozinho (SP), tradicional fonte de genética aplicada à produção de gado de corte, criou o programa CRV Lagoa Embryo, através do qual disponibiliza embriões Nelore PO de elevado valor genético.

Com a parceria, o IZ viabiliza para o programa de matrizes da raça Nelore, todas PO, de diferenciado potencial de produção. Essas matrizes podem ser acasaladas com os touros da bateria CRV Lagoa, vindos do próprio IZ ou de outras linhagens. Por outro lado, a empresa continua disponibilizando material genético superior dos reprodutores da seleção IZ, via sêmen, além de oferecer a genética das matrizes.

Através de um cuidadoso trabalho de escolha das doadoras dentro do rebanho do IZ, contando com o auxílio da metodologia genômica, o programa oferece pacotes customizados de embriões, sendo o processo de aspiração realizado por técnicos credenciados pela CRV Lagoa, que também podem ajudar no procedimento de transferência na propriedade.

Um dos principais projetos pecuários do Brasil, a Genética Aditiva, sediada em Terenos (MS), adquiriu, recentemente, 200 embriões do programa CRV Lagoa Embryo, que foram acasalados com os seus touros para fazer o refrescamento do rebanho.

Eduardo Coelho, proprietário da Genética Aditiva, conta que a empresa é líder nos sumários da ANCP, do Geneplus e do PMGZ. “Somos líderes por termos utilizado essa tecnologia, pois acreditarmos no melhoramento genético”, destaca.

Atuando há 38 anos no mercado de pecuária seletiva, a propriedade é parceira de genética da CRV Lagoa, contribuindo com touros de sua criação, para a bateria Nelore, como REM Ameroz, REM Altoastral, REM Empolgadho, REM Fantástico, REM Fox, REM Fuzil, REM El Espanhol e REM States.

Para Caio Tristão, gerente de produto Corte Zebu da CRV Lagoa, a parceira com o IZ, além de contar com a disponibilidade de sêmen dos melhores touros, pode fornecer material genético superior também via embriões, através do programa CRV Lagoa Embryo.

“São selecionadas a cada nova safra matrizes de alto valor genético, portadoras de DEPs genômicas, gabaritadas como doadoras, das quais o mercado pode adquirir embriões, fechados na linhagem IZ ou de livre acasalamento”, destaca.

Assim como a Genética Aditiva, os pecuaristas brasileiros podem usufruir dos frutos dessa importante parceria entre CRV Lagoa e IZ, promovendo desenvolvimento científico e tecnológico para uma maior produtividade e qualidade da cadeia produtiva da carne.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com